Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37877
Tipo: | Artigo de Evento |
Título : | Avaliação da aprendizagem: correção ou constatação do erro? |
Autor : | Anaya, Viviani Delgado, Adriana Patrício Pessoa, Regina Célia Montefusco Florindo |
Palabras clave : | Avaliação da aprendizagem;Constatação do erro;Progressão continuada;Reprovação |
Fecha de publicación : | 2010 |
Editorial : | V Congresso Internacional em Avaliação Educacional |
Citación : | Anaya, V.; Delgado, A. P.; Pessoa, R. C. M. F. (2010) |
Resumen en portugués brasileño: | Com a intenção de elucidarmos a origem do tema de pesquisa, trazemos a definição de avaliação, tal qual Sacristan (1998, p. 377) a concebe e a expressa: A avaliação em geral é a expressão de um juízo por parte do professor, que pressupõe uma tomada de decisão, por elementar que seja, e que se apóiam em distintos tipos de evidências ou indícios, coletados através de algum procedimento técnico quando é uma avaliação formal, ou por mera observação informal. Nesta definição, percebemos a existência de três momentos importantes no processo de avaliação: a coleta de informações, a expressão de um juízo, ou seja, a constatação e qualificação do objeto da avaliação, atribuindo-lhe uma qualidade — certo ou errado — a partir de um determinado padrão e a tomada de decisão pelo professor. O erro do aluno é percebido como um motivador para a tomada de decisão. Se o aluno erra, pressupõe-se o não alcance dos objetivos propostos, ou seja, a não aprendizagem. Tomar decisão a partir desse diagnóstico significa rever estratégias e reorientar o processo de ensino e aprendizagem, com vistas à correção dos erros diagnosticados. Nesse sentido, o erro do aluno nos inquieta, na medida em que sinaliza o não alcance dos objetivos propostos, a sua não aprendizagem. [...] |
Descripción : | ANAYA, Viviani; DELGADO, Adriana Patrício; PESSOA, Regina Célia Montefusco Florindo. Avaliação da aprendizagem: correção ou constatação do erro? In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 5., Fortaleza, 4-6 nov. 2010. Anais... Fortaleza: Imprece, 2010. p. 216-228. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37877 |
ISBN : | 85 7485 099 3 |
Aparece en las colecciones: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2010_eve_vanayaapdelgado.pdf | 307,95 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.