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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37877
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Anaya, Viviani | - |
dc.contributor.author | Delgado, Adriana Patrício | - |
dc.contributor.author | Pessoa, Regina Célia Montefusco Florindo | - |
dc.date.accessioned | 2018-12-04T15:58:06Z | - |
dc.date.available | 2018-12-04T15:58:06Z | - |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.citation | Anaya, V.; Delgado, A. P.; Pessoa, R. C. M. F. (2010) | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 85 7485 099 3 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37877 | - |
dc.description | ANAYA, Viviani; DELGADO, Adriana Patrício; PESSOA, Regina Célia Montefusco Florindo. Avaliação da aprendizagem: correção ou constatação do erro? In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 5., Fortaleza, 4-6 nov. 2010. Anais... Fortaleza: Imprece, 2010. p. 216-228. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | V Congresso Internacional em Avaliação Educacional | pt_BR |
dc.subject | Avaliação da aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Constatação do erro | pt_BR |
dc.subject | Progressão continuada | pt_BR |
dc.subject | Reprovação | pt_BR |
dc.title | Avaliação da aprendizagem: correção ou constatação do erro? | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Com a intenção de elucidarmos a origem do tema de pesquisa, trazemos a definição de avaliação, tal qual Sacristan (1998, p. 377) a concebe e a expressa: A avaliação em geral é a expressão de um juízo por parte do professor, que pressupõe uma tomada de decisão, por elementar que seja, e que se apóiam em distintos tipos de evidências ou indícios, coletados através de algum procedimento técnico quando é uma avaliação formal, ou por mera observação informal. Nesta definição, percebemos a existência de três momentos importantes no processo de avaliação: a coleta de informações, a expressão de um juízo, ou seja, a constatação e qualificação do objeto da avaliação, atribuindo-lhe uma qualidade — certo ou errado — a partir de um determinado padrão e a tomada de decisão pelo professor. O erro do aluno é percebido como um motivador para a tomada de decisão. Se o aluno erra, pressupõe-se o não alcance dos objetivos propostos, ou seja, a não aprendizagem. Tomar decisão a partir desse diagnóstico significa rever estratégias e reorientar o processo de ensino e aprendizagem, com vistas à correção dos erros diagnosticados. Nesse sentido, o erro do aluno nos inquieta, na medida em que sinaliza o não alcance dos objetivos propostos, a sua não aprendizagem. [...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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