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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAnaya, Viviani-
dc.contributor.authorDelgado, Adriana Patrício-
dc.contributor.authorPessoa, Regina Célia Montefusco Florindo-
dc.date.accessioned2018-12-04T15:58:06Z-
dc.date.available2018-12-04T15:58:06Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.citationAnaya, V.; Delgado, A. P.; Pessoa, R. C. M. F. (2010)pt_BR
dc.identifier.isbn85 7485 099 3-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37877-
dc.descriptionANAYA, Viviani; DELGADO, Adriana Patrício; PESSOA, Regina Célia Montefusco Florindo. Avaliação da aprendizagem: correção ou constatação do erro? In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 5., Fortaleza, 4-6 nov. 2010. Anais... Fortaleza: Imprece, 2010. p. 216-228.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherV Congresso Internacional em Avaliação Educacionalpt_BR
dc.subjectAvaliação da aprendizagempt_BR
dc.subjectConstatação do erropt_BR
dc.subjectProgressão continuadapt_BR
dc.subjectReprovaçãopt_BR
dc.titleAvaliação da aprendizagem: correção ou constatação do erro?pt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrCom a intenção de elucidarmos a origem do tema de pesquisa, trazemos a definição de avaliação, tal qual Sacristan (1998, p. 377) a concebe e a expressa: A avaliação em geral é a expressão de um juízo por parte do professor, que pressupõe uma tomada de decisão, por elementar que seja, e que se apóiam em distintos tipos de evidências ou indícios, coletados através de algum procedimento técnico quando é uma avaliação formal, ou por mera observação informal. Nesta definição, percebemos a existência de três momentos importantes no processo de avaliação: a coleta de informações, a expressão de um juízo, ou seja, a constatação e qualificação do objeto da avaliação, atribuindo-lhe uma qualidade — certo ou errado — a partir de um determinado padrão e a tomada de decisão pelo professor. O erro do aluno é percebido como um motivador para a tomada de decisão. Se o aluno erra, pressupõe-se o não alcance dos objetivos propostos, ou seja, a não aprendizagem. Tomar decisão a partir desse diagnóstico significa rever estratégias e reorientar o processo de ensino e aprendizagem, com vistas à correção dos erros diagnosticados. Nesse sentido, o erro do aluno nos inquieta, na medida em que sinaliza o não alcance dos objetivos propostos, a sua não aprendizagem. [...]pt_BR
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