Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37833
Type: Artigo de Evento
Title: Avaliação das práticas de letramento: contrapontos NA/DA Provinha Brasil
Authors: Serafim, Mônica de Souza
Ribeiro, Pollyanne Bicalho
Keywords: Avaliação;Práticas de letramento;Ensino Fundamental;Provinha Brasil
Issue Date: 2010
Publisher: V Congresso Internacional em Avaliação Educacional
Citation: Serafim, M. S.; Ribeiro, P. B. (2010)
Abstract in Brazilian Portuguese: O Ensino Fundamental, ao ter sua duração ampliada para 9 anos, assumiu efetivamente o processo de alfabetização. Isso significa dizer que sem prescindir de aspectos técnicos, tais como os relacionados à apreensão do sistema linguístico, não há como desatrelar desse processo fatores culturais, políticos e sociais. A construção educativa nesse nível de ensino deve garantir ao discente uma formação consistente, significativa, que lhe possa conferir condições para o exercício da cidadania ao longo de sua vida. Uma vez assumida a dimensão social da língua, práticas pedagógicas devem ser ressignificadas e reinventadas para o desenvolvimento da leitura e da escrita no âmbito escolar. Tal tomada de posicionamento é fundamental para o delineamento de um quadro democrático quanto à participação do sujeito nas diferentes práticas sociais. Assim, o professor deve fomentar situações reais de produção de sentido, isto é, necessário se faz pensar a abordagem teórico-metodológica de suas aulas de modo a assegurar a competência comunicativa de seus alunos. [...]
Description: SERAFIM, Mônica de Souza; RIBEIRO, Pollyanne Bicalho. Avaliação das práticas de letramento: contrapontos NA/DA Provinha Brasil. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 5., Fortaleza, 4-6 nov. 2010. Anais... Fortaleza: Imprece, 2010. p. 48-61.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37833
ISBN: 85 7485 099 3
Appears in Collections:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2010_eve_msserafimpbribeiro.pdf1,31 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.