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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37833
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Serafim, Mônica de Souza | - |
dc.contributor.author | Ribeiro, Pollyanne Bicalho | - |
dc.date.accessioned | 2018-11-30T10:47:35Z | - |
dc.date.available | 2018-11-30T10:47:35Z | - |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.citation | Serafim, M. S.; Ribeiro, P. B. (2010) | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 85 7485 099 3 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37833 | - |
dc.description | SERAFIM, Mônica de Souza; RIBEIRO, Pollyanne Bicalho. Avaliação das práticas de letramento: contrapontos NA/DA Provinha Brasil. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 5., Fortaleza, 4-6 nov. 2010. Anais... Fortaleza: Imprece, 2010. p. 48-61. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | V Congresso Internacional em Avaliação Educacional | pt_BR |
dc.subject | Avaliação | pt_BR |
dc.subject | Práticas de letramento | pt_BR |
dc.subject | Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.subject | Provinha Brasil | pt_BR |
dc.title | Avaliação das práticas de letramento: contrapontos NA/DA Provinha Brasil | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O Ensino Fundamental, ao ter sua duração ampliada para 9 anos, assumiu efetivamente o processo de alfabetização. Isso significa dizer que sem prescindir de aspectos técnicos, tais como os relacionados à apreensão do sistema linguístico, não há como desatrelar desse processo fatores culturais, políticos e sociais. A construção educativa nesse nível de ensino deve garantir ao discente uma formação consistente, significativa, que lhe possa conferir condições para o exercício da cidadania ao longo de sua vida. Uma vez assumida a dimensão social da língua, práticas pedagógicas devem ser ressignificadas e reinventadas para o desenvolvimento da leitura e da escrita no âmbito escolar. Tal tomada de posicionamento é fundamental para o delineamento de um quadro democrático quanto à participação do sujeito nas diferentes práticas sociais. Assim, o professor deve fomentar situações reais de produção de sentido, isto é, necessário se faz pensar a abordagem teórico-metodológica de suas aulas de modo a assegurar a competência comunicativa de seus alunos. [...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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