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dc.contributor.authorSerafim, Mônica de Souza-
dc.contributor.authorRibeiro, Pollyanne Bicalho-
dc.date.accessioned2018-11-30T10:47:35Z-
dc.date.available2018-11-30T10:47:35Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.citationSerafim, M. S.; Ribeiro, P. B. (2010)pt_BR
dc.identifier.isbn85 7485 099 3-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37833-
dc.descriptionSERAFIM, Mônica de Souza; RIBEIRO, Pollyanne Bicalho. Avaliação das práticas de letramento: contrapontos NA/DA Provinha Brasil. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 5., Fortaleza, 4-6 nov. 2010. Anais... Fortaleza: Imprece, 2010. p. 48-61.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherV Congresso Internacional em Avaliação Educacionalpt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectPráticas de letramentopt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.subjectProvinha Brasilpt_BR
dc.titleAvaliação das práticas de letramento: contrapontos NA/DA Provinha Brasilpt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO Ensino Fundamental, ao ter sua duração ampliada para 9 anos, assumiu efetivamente o processo de alfabetização. Isso significa dizer que sem prescindir de aspectos técnicos, tais como os relacionados à apreensão do sistema linguístico, não há como desatrelar desse processo fatores culturais, políticos e sociais. A construção educativa nesse nível de ensino deve garantir ao discente uma formação consistente, significativa, que lhe possa conferir condições para o exercício da cidadania ao longo de sua vida. Uma vez assumida a dimensão social da língua, práticas pedagógicas devem ser ressignificadas e reinventadas para o desenvolvimento da leitura e da escrita no âmbito escolar. Tal tomada de posicionamento é fundamental para o delineamento de um quadro democrático quanto à participação do sujeito nas diferentes práticas sociais. Assim, o professor deve fomentar situações reais de produção de sentido, isto é, necessário se faz pensar a abordagem teórico-metodológica de suas aulas de modo a assegurar a competência comunicativa de seus alunos. [...]pt_BR
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