Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37819
Type: Artigo de Evento
Title: Avaliando a inclusão de surdos no ensino superior: investigando as percepções dos professores
Authors: Valdés, Maria Teresa Moreno
Fialho, Lia Machado Fiuza
Paz, Milena Loureiro de Oliveira
Keywords: Avaliação;Inclusão de surdos;Ensino Superior;Barreiras pedagógicas
Issue Date: 2006
Publisher: III Congresso Internacional em Avaliação Educacional
Abstract in Brazilian Portuguese: Conforme GLAT et.al. (1998), o movimento de integração social e escolar foi introduzido inicialmente nos países escandinavos, através do princípio de normalização que, segundo FERREIRA (1993:16), significa estabelecer normas para regularizar, voltar ao estado normal. A Conferência Educação para Todos, realizada pela UNESCO em Jomtiem, Tailândia, em 1990, formulou um documento mestre que dá forma a um projeto educacional maior, na busca de diminuição das taxas alarmantes de repetência e evasão mundiais e destaca em seu artigo 3º. Universalizar à Educação e promover a Eqüidade: “(...) As necessidades básicas das pessoas com deficiência requerem atenção especial. É preciso tomar medidas que garantam a igualdade de acesso à educação aos portadores de todo e qualquer tipo de deficiência, como parte integrante do sistema educativo.” (VALDÉS, 2004) [...]
Description: VALDÉS, Maria Teresa Moreno; FIALHO, Lia Machado Fiuza; PAZ, Milena Loureiro de Oliveira. Avaliando a inclusão de surdos no ensino superior: investigando as percepções dos professores. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 3., Fortaleza, 16-18 nov. 2006. Anais... Fortaleza: Imprensa Universitária, 2006. p. 3-10.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37819
ISBN: 85 7485 098 5
Appears in Collections:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2006_eve_mtmvaldéslmffialho.pdf80,98 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.