Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37819
Type: | Artigo de Evento |
Title: | Avaliando a inclusão de surdos no ensino superior: investigando as percepções dos professores |
Authors: | Valdés, Maria Teresa Moreno Fialho, Lia Machado Fiuza Paz, Milena Loureiro de Oliveira |
Keywords: | Avaliação;Inclusão de surdos;Ensino Superior;Barreiras pedagógicas |
Issue Date: | 2006 |
Publisher: | III Congresso Internacional em Avaliação Educacional |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Conforme GLAT et.al. (1998), o movimento de integração social e escolar foi introduzido inicialmente nos países escandinavos, através do princípio de normalização que, segundo FERREIRA (1993:16), significa estabelecer normas para regularizar, voltar ao estado normal. A Conferência Educação para Todos, realizada pela UNESCO em Jomtiem, Tailândia, em 1990, formulou um documento mestre que dá forma a um projeto educacional maior, na busca de diminuição das taxas alarmantes de repetência e evasão mundiais e destaca em seu artigo 3º. Universalizar à Educação e promover a Eqüidade: “(...) As necessidades básicas das pessoas com deficiência requerem atenção especial. É preciso tomar medidas que garantam a igualdade de acesso à educação aos portadores de todo e qualquer tipo de deficiência, como parte integrante do sistema educativo.” (VALDÉS, 2004) [...] |
Description: | VALDÉS, Maria Teresa Moreno; FIALHO, Lia Machado Fiuza; PAZ, Milena Loureiro de Oliveira. Avaliando a inclusão de surdos no ensino superior: investigando as percepções dos professores. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 3., Fortaleza, 16-18 nov. 2006. Anais... Fortaleza: Imprensa Universitária, 2006. p. 3-10. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37819 |
ISBN: | 85 7485 098 5 |
Appears in Collections: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2006_eve_mtmvaldéslmffialho.pdf | 80,98 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.