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Tipo: TCC
Título : Dislexia do desenvolvimento – conceito, etiologia e avaliação segundo modelo cognitivo
Autor : Pedrollo, Márcia Fátima Morzoletto
Tutor: Silva, Luciane Ponte e
Palabras clave : Síndrome neuropsicológica;Transtorno no domínio da leitura;Dislexia
Fecha de publicación : 2004
Citación : Pedrollo, M. F. M.; Silva, L. P. (2004)
Resumen en portugués brasileño: A dislexia é considerada uma síndrome neuropsicológica, caracterizada por um transtorno no domínio da leitura, apesar de instrução convencional, inteligência adequada e oportunidade sócio-cultural. Entende-se que crianças disléxicas são aquelas que apresentam problemas quando tentam aprender a ler e a escrever, embora sejam inteligentes, rápidas e alertas. Atualmente, considera-se que as dificuldades na aprendizagem da leitura originam-se, principalmente, de déficits na codificação fonológica da linguagem escrita. As mais recentes pesquisas que tratam de investigar a dislexia, sugerem que os problemas específicos de aprendizagem apresentam como fator desencadeante a combinação entre os fatores: genéticos, neurológicos, lingüísticos e ambientais, sendo os pedagógicos e psicológicos entendidos como agravantes. A neuropsicologia, através do modelo cognitivo, trás sua contribuição às pesquisas sobre a dislexia, buscando conhecer as causas, que impedem a aprendizagem da leitura pela criança, objetivando elaborar estratégias de diagnóstico e tratamento A avaliação de crianças com queixas de dificuldades na aprendizagem da leitura, faz parte do trabalho diário de psicólogos clínicos, psicopedagogos e fonoaudiólogos, por isso, a necessidade de convergência de pontos comuns, nas diferentes avaliações vem sendo ressaltada cada vez mais. Busca-se olhar a criança disléxica como um todo, e não como partes isoladas ou peças de um jogo. Ficando evidente a extrema importância da colaboração interdisciplinar, partilhando do interesse acerca das avaliações.
Descripción : PEDROLLO, Márcia Fátima Morzoletto. Dislexia do desenvolvimento – conceito, etiologia e avaliação segundo modelo cognitivo. 2004. 103f.- TCC ( Especialização) - Universidade Federal do Ceará, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Especialização em Avaliação Psicológica Interventiva na Saúde e na Educação, Fortaleza (CE), 2004.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37806
Aparece en las colecciones: EAPISE - Monografias

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