Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37806
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Luciane Ponte e-
dc.contributor.authorPedrollo, Márcia Fátima Morzoletto-
dc.date.accessioned2018-11-29T15:40:40Z-
dc.date.available2018-11-29T15:40:40Z-
dc.date.issued2004-
dc.identifier.citationPedrollo, M. F. M.; Silva, L. P. (2004)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37806-
dc.descriptionPEDROLLO, Márcia Fátima Morzoletto. Dislexia do desenvolvimento – conceito, etiologia e avaliação segundo modelo cognitivo. 2004. 103f.- TCC ( Especialização) - Universidade Federal do Ceará, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Especialização em Avaliação Psicológica Interventiva na Saúde e na Educação, Fortaleza (CE), 2004.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectSíndrome neuropsicológicapt_BR
dc.subjectTranstorno no domínio da leiturapt_BR
dc.subjectDislexiapt_BR
dc.titleDislexia do desenvolvimento – conceito, etiologia e avaliação segundo modelo cognitivopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrA dislexia é considerada uma síndrome neuropsicológica, caracterizada por um transtorno no domínio da leitura, apesar de instrução convencional, inteligência adequada e oportunidade sócio-cultural. Entende-se que crianças disléxicas são aquelas que apresentam problemas quando tentam aprender a ler e a escrever, embora sejam inteligentes, rápidas e alertas. Atualmente, considera-se que as dificuldades na aprendizagem da leitura originam-se, principalmente, de déficits na codificação fonológica da linguagem escrita. As mais recentes pesquisas que tratam de investigar a dislexia, sugerem que os problemas específicos de aprendizagem apresentam como fator desencadeante a combinação entre os fatores: genéticos, neurológicos, lingüísticos e ambientais, sendo os pedagógicos e psicológicos entendidos como agravantes. A neuropsicologia, através do modelo cognitivo, trás sua contribuição às pesquisas sobre a dislexia, buscando conhecer as causas, que impedem a aprendizagem da leitura pela criança, objetivando elaborar estratégias de diagnóstico e tratamento A avaliação de crianças com queixas de dificuldades na aprendizagem da leitura, faz parte do trabalho diário de psicólogos clínicos, psicopedagogos e fonoaudiólogos, por isso, a necessidade de convergência de pontos comuns, nas diferentes avaliações vem sendo ressaltada cada vez mais. Busca-se olhar a criança disléxica como um todo, e não como partes isoladas ou peças de um jogo. Ficando evidente a extrema importância da colaboração interdisciplinar, partilhando do interesse acerca das avaliações.pt_BR
Aparece nas coleções:EAPISE - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2003_tcc_mfmpedrollo.pdf981,47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.