Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37799
Tipo: TCC
Título: Leitura e matemática: uma interação possível?
Autor(es): Sousa, Ana Cláudia Gouveia de
Orientador: Cavalcante, Lídia Eugênia
Palavras-chave: Estudo bibliográfico e etnográfico;Leitura;Matemática
Data do documento: 2005
Citação: Sousa, A. C. G.; Cavalcante, L. E. (2005)
Resumo: Esta monografia investiga, através de um estudo bibliográfico e etnográfico, a possibilidade de interação entre a leitura e a matemática. Esta preocupação se justifica pela dificuldade apresentada pelos alunos, tanto na competência da leitura quanto na competência da matemática, nas avaliações oficiais dos governos federal ou estadual, e pelo reconhecimento dos professores, em sala de aula, da leitura como facilitador ou dificultador das aprendizagens dos alunos, inclusive em matemática. Conclui-se que os professores entrevistados identificam o português e a matemática como linguagens de compreensão da realidade, e reconhecem a relação e possibilidade de interação entre ambas. Porém, ficou clara também a dificuldade, ainda existente, desses professores entrevistados, em passar do discurso à prática, sendo marcante, em todas as respostas, apenas a fala em sala de aula sobre a necessidade dos alunos lerem, compreenderem e interpretarem melhor. Propõe-se, ao final do trabalho, que os professores e as escolas efetivem essa relação entre leitura e matemática em atividades concretas, como realizar, nos momentos de leitura, amplos debates sobre o texto, o tema e as situações reais ligadas a ele; também a discussão oral dos textos matemáticos, com levantamento de hipóteses pelos alunos e tentativas de resoluções pelos caminhos determinados por suas lógicas de pensamento, através do questionamento desses textos, numa tentativa de contribuir, de fato, com o crescimento das competências dos alunos em leitura e matemática.
Descrição: SOUSA, Ana Cláudia Gouveia de. Leitura e matemática: uma interação possível?. 2005. 52f.- TCC ( Especialização) - Universidade Federal do Ceará, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Especialização em Leitura e Formação do Leitor, Fortaleza (CE), 2005.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37799
Aparece nas coleções:ELFL - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2005_tcc_acgsousa.pdf436,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.