Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37799
Type: | TCC |
Title: | Leitura e matemática: uma interação possível? |
Authors: | Sousa, Ana Cláudia Gouveia de |
Advisor: | Cavalcante, Lídia Eugênia |
Keywords: | Estudo bibliográfico e etnográfico;Leitura;Matemática |
Issue Date: | 2005 |
Citation: | Sousa, A. C. G.; Cavalcante, L. E. (2005) |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Esta monografia investiga, através de um estudo bibliográfico e etnográfico, a possibilidade de interação entre a leitura e a matemática. Esta preocupação se justifica pela dificuldade apresentada pelos alunos, tanto na competência da leitura quanto na competência da matemática, nas avaliações oficiais dos governos federal ou estadual, e pelo reconhecimento dos professores, em sala de aula, da leitura como facilitador ou dificultador das aprendizagens dos alunos, inclusive em matemática. Conclui-se que os professores entrevistados identificam o português e a matemática como linguagens de compreensão da realidade, e reconhecem a relação e possibilidade de interação entre ambas. Porém, ficou clara também a dificuldade, ainda existente, desses professores entrevistados, em passar do discurso à prática, sendo marcante, em todas as respostas, apenas a fala em sala de aula sobre a necessidade dos alunos lerem, compreenderem e interpretarem melhor. Propõe-se, ao final do trabalho, que os professores e as escolas efetivem essa relação entre leitura e matemática em atividades concretas, como realizar, nos momentos de leitura, amplos debates sobre o texto, o tema e as situações reais ligadas a ele; também a discussão oral dos textos matemáticos, com levantamento de hipóteses pelos alunos e tentativas de resoluções pelos caminhos determinados por suas lógicas de pensamento, através do questionamento desses textos, numa tentativa de contribuir, de fato, com o crescimento das competências dos alunos em leitura e matemática. |
Description: | SOUSA, Ana Cláudia Gouveia de. Leitura e matemática: uma interação possível?. 2005. 52f.- TCC ( Especialização) - Universidade Federal do Ceará, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Especialização em Leitura e Formação do Leitor, Fortaleza (CE), 2005. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37799 |
Appears in Collections: | ELFL - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2005_tcc_acgsousa.pdf | 436,46 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.