Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37799
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Cavalcante, Lídia Eugênia | - |
dc.contributor.author | Sousa, Ana Cláudia Gouveia de | - |
dc.date.accessioned | 2018-11-29T13:35:25Z | - |
dc.date.available | 2018-11-29T13:35:25Z | - |
dc.date.issued | 2005 | - |
dc.identifier.citation | Sousa, A. C. G.; Cavalcante, L. E. (2005) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37799 | - |
dc.description | SOUSA, Ana Cláudia Gouveia de. Leitura e matemática: uma interação possível?. 2005. 52f.- TCC ( Especialização) - Universidade Federal do Ceará, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Especialização em Leitura e Formação do Leitor, Fortaleza (CE), 2005. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Estudo bibliográfico e etnográfico | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.title | Leitura e matemática: uma interação possível? | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Esta monografia investiga, através de um estudo bibliográfico e etnográfico, a possibilidade de interação entre a leitura e a matemática. Esta preocupação se justifica pela dificuldade apresentada pelos alunos, tanto na competência da leitura quanto na competência da matemática, nas avaliações oficiais dos governos federal ou estadual, e pelo reconhecimento dos professores, em sala de aula, da leitura como facilitador ou dificultador das aprendizagens dos alunos, inclusive em matemática. Conclui-se que os professores entrevistados identificam o português e a matemática como linguagens de compreensão da realidade, e reconhecem a relação e possibilidade de interação entre ambas. Porém, ficou clara também a dificuldade, ainda existente, desses professores entrevistados, em passar do discurso à prática, sendo marcante, em todas as respostas, apenas a fala em sala de aula sobre a necessidade dos alunos lerem, compreenderem e interpretarem melhor. Propõe-se, ao final do trabalho, que os professores e as escolas efetivem essa relação entre leitura e matemática em atividades concretas, como realizar, nos momentos de leitura, amplos debates sobre o texto, o tema e as situações reais ligadas a ele; também a discussão oral dos textos matemáticos, com levantamento de hipóteses pelos alunos e tentativas de resoluções pelos caminhos determinados por suas lógicas de pensamento, através do questionamento desses textos, numa tentativa de contribuir, de fato, com o crescimento das competências dos alunos em leitura e matemática. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | ELFL - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2005_tcc_acgsousa.pdf | 436,46 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.