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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCavalcante, Lídia Eugênia-
dc.contributor.authorSousa, Ana Cláudia Gouveia de-
dc.date.accessioned2018-11-29T13:35:25Z-
dc.date.available2018-11-29T13:35:25Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.citationSousa, A. C. G.; Cavalcante, L. E. (2005)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37799-
dc.descriptionSOUSA, Ana Cláudia Gouveia de. Leitura e matemática: uma interação possível?. 2005. 52f.- TCC ( Especialização) - Universidade Federal do Ceará, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Especialização em Leitura e Formação do Leitor, Fortaleza (CE), 2005.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEstudo bibliográfico e etnográficopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.titleLeitura e matemática: uma interação possível?pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrEsta monografia investiga, através de um estudo bibliográfico e etnográfico, a possibilidade de interação entre a leitura e a matemática. Esta preocupação se justifica pela dificuldade apresentada pelos alunos, tanto na competência da leitura quanto na competência da matemática, nas avaliações oficiais dos governos federal ou estadual, e pelo reconhecimento dos professores, em sala de aula, da leitura como facilitador ou dificultador das aprendizagens dos alunos, inclusive em matemática. Conclui-se que os professores entrevistados identificam o português e a matemática como linguagens de compreensão da realidade, e reconhecem a relação e possibilidade de interação entre ambas. Porém, ficou clara também a dificuldade, ainda existente, desses professores entrevistados, em passar do discurso à prática, sendo marcante, em todas as respostas, apenas a fala em sala de aula sobre a necessidade dos alunos lerem, compreenderem e interpretarem melhor. Propõe-se, ao final do trabalho, que os professores e as escolas efetivem essa relação entre leitura e matemática em atividades concretas, como realizar, nos momentos de leitura, amplos debates sobre o texto, o tema e as situações reais ligadas a ele; também a discussão oral dos textos matemáticos, com levantamento de hipóteses pelos alunos e tentativas de resoluções pelos caminhos determinados por suas lógicas de pensamento, através do questionamento desses textos, numa tentativa de contribuir, de fato, com o crescimento das competências dos alunos em leitura e matemática.pt_BR
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