Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37770
Tipo: TCC
Título : A biblioteca escolar como espaço pedagógico do processo ensino-aprendizagem, do desenvolvimento da leitura, da informação e do lazer
Autor : Lima, Maria Gerda Vidal de
Tutor: Carvalho, Ana Maria Sá de
Palabras clave : Biblioteca;Desenvolvimento da leitura
Fecha de publicación : 2005
Citación : Lima, M. G. V.; Carvalho, A. M. S. (2005)
Resumen en portugués brasileño: Esta pesquisa trata de uma abordagem sobre a biblioteca escolar como espaço pedagógico do processo ensino-aprendizagem, do desenvolvimento da leitura, da informação e do lazer. A importância e o valor que a biblioteca escolar possui como elemento favorável para o desenvolvimento do processo da leitura, ainda não foi compreendida por muitos educadores e educandos das escolas públicas brasileiras e pelo sistema educacional gerando um certo descaso neste setor escolar. Este fato propiciou o desenvolvimento do trabalho ora exposto que tem como objetivo geral, analisar a biblioteca escolar como espaço de ação pedagógica no processo de ensino aprendizagem através do desenvolvimento da leitura como instrumento de cultura, informação e lazer e como objetivos específicos conferir o desempenho da formação do leitor, verificar a relação existente entre biblioteca escolar e os docentes. A metodologia utilizada incluiu pesquisa bibliográfica e estudo de caso, onde foi analisado a biblioteca de uma unidade escolar pública estadual a Escola de Ensino Fundamental e Médio Professor César Campelo, localizada no bairro Conjunto Ceará. A conclusão a que se chega foi que a biblioteca escolar ainda não conseguiu atingir a sua real função que é de agente educacional, proporcionando enriquecimento da cultura do aluno nos diferentes campos, oportunidade para seu desenvolvimento social e intelectual e horas de distração através de leitura, recreativa de muito bom resultado quando bem dirigida.
Descripción : LIMA, Maria Gerda Vidal de. A biblioteca escolar como espaço pedagógico do processo ensino-aprendizagem, do desenvolvimento da leitura, da informação e do lazer. 2005. 57f.- TCC ( Especialização) - Universidade Federal do Ceará, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Especialização em Leitura e Formação do Leitor, Fortaleza (CE), 2005.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37770
Aparece en las colecciones: ELFL - Monografias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2005_tcc_mgvlima.pdf610,82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.