Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37766
Type: TCC
Title: A biblioteca como instrumento de formação de alunos leitores
Authors: Baima, Joyce Maria Cardoso
Advisor: Carvalho, Ana Maria Sá de
Keywords: Processo de trabalho;Alunos
Issue Date: 2005
Citation: BAIMA, Joyce Maria Cardoso. A biblioteca como instrumento de formação de alunos leitores. 2005. 51f.- TCC ( Especialização) - Universidade Federal do Ceará, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Especialização em Leitura e Formação do Leitor, Fortaleza (CE), 2005.
Abstract in Brazilian Portuguese: O trabalho proposto tem por objetivo analisar como se encontra o processo de trabalho desenvolvido na biblioteca escolar, bem como problematizar a importância da sua utilização, para que alunos, professores, coordenadores e bibliotecários possam percebê-la como recurso necessário ao seu aperfeiçoamento, como também na formação dos seus educandos. A referida monografia foi dividida em três capítulos, sendo o primeiro destinado a importância da leitura dentro do contexto escolar; o segundo abrange as principais considerações sobre o ato de ler e o terceiro capítulo retrata o papel da biblioteca na efetivação do processo de aprendizagem, além do papel desenvolvido pelo professor, família e bibliotecários. A metodologia apresenta uma pesquisa bibliográfica e no segundo momento a pesquisa diagnóstica com a utilização das devidas técnicas de observação e de conversas informais com os alunos da biblioteca Madre Verhelle do Colégio Santa Cecília. Enfim, caracteriza-se nas considerações finais através dos resultados obtidos a real importância do uso da biblioteca como instrumento indispensável na construção de alunos críticos e efetivos leitores na descoberta e no incentivo do prazer em ler.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37766
Appears in Collections:ELFL - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2005_tcc_jmcbaima.pdf290,5 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.