Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37736
Type: Artigo de Evento
Title: O Proformação sob a perspectiva de seus egressos
Authors: Alencar, Valéria Maria Arraes de
Farias, Isabel Maria Sabino de
Albuquerque, Maria Gláucia Menezes Teixeira
Keywords: Estudo;Formação de professores leigos;Proformação;Educação pública estadual
Issue Date: 2006
Publisher: III Congresso Internacional em Avaliação Educacional
Citation: Alencar, V. M. A.; Farias, I. M. S.; Albuquerque, M. G. M. T. (2006)
Abstract in Brazilian Portuguese: Este artigo é fruto do estudo sobre a formação de professores leigos no Ceará, mais precisamente sobre a experiência de um programa governamental de formação inicial em serviço, na modalidade a distância: o Programa de Formação de Professores em Exercício, Proformação. Implantado no Ceará em 2000, o Programa já habilitou 3.974 profissionais no Estado (CEARÁ, 2005). Entretanto, sua proposta não prevê estratégias de acompanhamento do egresso, o que faz com que pouco se saiba acerca dos impactos do curso na prática docente dos profissionais e das necessidades diagnosticadas no pós-formação. Essa lacuna serviu de mote na delimitação do problema da pesquisa, que incide sobre a visão dos egressos do Proformação no que diz respeito à formação recebida e a repercussão do curso na sua prática pedagógica.
Description: ALENCAR, Valéria Maria Arraes de; FARIAS, Isabel Maria Sabino de; ALBUQUERQUE, Maria Gláucia Menezes Teixeira. O Proformação sob a perspectiva de seus egressos. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 3., Fortaleza, 16-18 nov. 2006. Anais... Fortaleza: Imprensa Universitária, 2006. p. 327-340.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37736
ISBN: 85 7485 098 5
Appears in Collections:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2006_eve_vmaalencarimsfarias.pdf144,93 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.