Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37629
Tipo: | TCC |
Título : | Aprendizagem escolar da criança com paralisia cerebral |
Autor : | Barata, Karla Eveline |
Tutor: | Ferreira, Gláucia Maria de Menezes |
Palabras clave : | Educação inclusiva;Integração |
Fecha de publicación : | 2006 |
Citación : | Barata, K. E.; Ferreira, G. M. M. (2006) |
Resumen en portugués brasileño: | A educação inclusiva respalda-se em princípios específicos, dentre os quais destacam-se os da normalização e o da integração. O princípio da normalização representa a fase filosófica ideológica da integração. A Integração visa preparar os alunos oriundos das classes e escolas especiais para serem integrados em classes regulares recebendo, na medida de suas necessidades, atendimento paralelo em salas de recursos ou outras modalidades especializadas. Assim exposto, o presente trabalho trata da aprendizagem escolar da criança com paralisia cerebral com o objetivo de conhecer a realidade e refletir sobre a inclusão dessa criança. Com o intuito de subsidiar essas reflexões, este estudo fundamentou-se, na visão de autores como: Bobath (1978), Oliveira (1999), Piaget (1998), Stainback e Stainback (1999), Vygotsky (1989), dentre outros. O procedimento metodológico é o de uma pesquisa bibliográfica. Dessa forma, o estudo foi desenvolvido em três capítulos. No primeiro capítulo destacam-se os momentos históricos, que vêem contribuindo para a inclusão das crianças com necessidades educacionais especiais no sistema regular de ensino e o conceito de inclusão. No segundo, introduz-se o conceito de paralisia cerebral, os tipos, causas, tratamento, incidência e prevenção. No terceiro e quarto capítulos enfocam-se os tipos e modos de aprendizagem, a cognição da criança com paralisia cerebral e as adaptações curriculares. |
Descripción : | BARATA, Karla Eveline. Aprendizagem escolar da criança com paralisia cerebral. 2006. 59f.- TCC ( Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Especialização em Inclusão da Criança Especial no Sistema Regular de Ensino Fortaleza (CE), 2006. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37629 |
Aparece en las colecciones: | EICESREUFC - Monografias |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2006_tcc_kebarata.pdf | 1,89 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.