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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37629
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Ferreira, Gláucia Maria de Menezes | - |
dc.contributor.author | Barata, Karla Eveline | - |
dc.date.accessioned | 2018-11-23T14:12:17Z | - |
dc.date.available | 2018-11-23T14:12:17Z | - |
dc.date.issued | 2006 | - |
dc.identifier.citation | Barata, K. E.; Ferreira, G. M. M. (2006) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37629 | - |
dc.description | BARATA, Karla Eveline. Aprendizagem escolar da criança com paralisia cerebral. 2006. 59f.- TCC ( Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Especialização em Inclusão da Criança Especial no Sistema Regular de Ensino Fortaleza (CE), 2006. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Integração | pt_BR |
dc.title | Aprendizagem escolar da criança com paralisia cerebral | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A educação inclusiva respalda-se em princípios específicos, dentre os quais destacam-se os da normalização e o da integração. O princípio da normalização representa a fase filosófica ideológica da integração. A Integração visa preparar os alunos oriundos das classes e escolas especiais para serem integrados em classes regulares recebendo, na medida de suas necessidades, atendimento paralelo em salas de recursos ou outras modalidades especializadas. Assim exposto, o presente trabalho trata da aprendizagem escolar da criança com paralisia cerebral com o objetivo de conhecer a realidade e refletir sobre a inclusão dessa criança. Com o intuito de subsidiar essas reflexões, este estudo fundamentou-se, na visão de autores como: Bobath (1978), Oliveira (1999), Piaget (1998), Stainback e Stainback (1999), Vygotsky (1989), dentre outros. O procedimento metodológico é o de uma pesquisa bibliográfica. Dessa forma, o estudo foi desenvolvido em três capítulos. No primeiro capítulo destacam-se os momentos históricos, que vêem contribuindo para a inclusão das crianças com necessidades educacionais especiais no sistema regular de ensino e o conceito de inclusão. No segundo, introduz-se o conceito de paralisia cerebral, os tipos, causas, tratamento, incidência e prevenção. No terceiro e quarto capítulos enfocam-se os tipos e modos de aprendizagem, a cognição da criança com paralisia cerebral e as adaptações curriculares. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EICESREUFC - Monografias |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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