Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37629
Tipo: | TCC |
Título: | Aprendizagem escolar da criança com paralisia cerebral |
Autor(es): | Barata, Karla Eveline |
Orientador: | Ferreira, Gláucia Maria de Menezes |
Palavras-chave: | Educação inclusiva;Integração |
Data do documento: | 2006 |
Citação: | Barata, K. E.; Ferreira, G. M. M. (2006) |
Resumo: | A educação inclusiva respalda-se em princípios específicos, dentre os quais destacam-se os da normalização e o da integração. O princípio da normalização representa a fase filosófica ideológica da integração. A Integração visa preparar os alunos oriundos das classes e escolas especiais para serem integrados em classes regulares recebendo, na medida de suas necessidades, atendimento paralelo em salas de recursos ou outras modalidades especializadas. Assim exposto, o presente trabalho trata da aprendizagem escolar da criança com paralisia cerebral com o objetivo de conhecer a realidade e refletir sobre a inclusão dessa criança. Com o intuito de subsidiar essas reflexões, este estudo fundamentou-se, na visão de autores como: Bobath (1978), Oliveira (1999), Piaget (1998), Stainback e Stainback (1999), Vygotsky (1989), dentre outros. O procedimento metodológico é o de uma pesquisa bibliográfica. Dessa forma, o estudo foi desenvolvido em três capítulos. No primeiro capítulo destacam-se os momentos históricos, que vêem contribuindo para a inclusão das crianças com necessidades educacionais especiais no sistema regular de ensino e o conceito de inclusão. No segundo, introduz-se o conceito de paralisia cerebral, os tipos, causas, tratamento, incidência e prevenção. No terceiro e quarto capítulos enfocam-se os tipos e modos de aprendizagem, a cognição da criança com paralisia cerebral e as adaptações curriculares. |
Descrição: | BARATA, Karla Eveline. Aprendizagem escolar da criança com paralisia cerebral. 2006. 59f.- TCC ( Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Especialização em Inclusão da Criança Especial no Sistema Regular de Ensino Fortaleza (CE), 2006. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37629 |
Aparece nas coleções: | EICESREUFC - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2006_tcc_kebarata.pdf | 1,89 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.