Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37624
Tipo: | TCC |
Título : | Formação do professor e adaptação do currículo para uma educação inclusiva |
Autor : | Vasconcelos, Fátima Carneiro de |
Palabras clave : | Educação Inclusiva;Revisão Bibliográfica;Sistema educacional brasileiro |
Fecha de publicación : | 2003 |
Citación : | Vasconcelos, F. C. (2003) |
Resumen en portugués brasileño: | Dentre todos os problemas relacionados à educação inclusiva, o referido trabalho se propõe a analisar a inclusão como conseqüência de um ensino de qualidade para todos através, principalmente, da adaptação curricular e da formação inicial e continuada dos professores para uma prática reflexiva. O estudo foi realizado a partir de uma revisão bibliográfica baseado, principalmente, nos seguintes autores: COLL, CANZIANNI, MANTOAN, CARVALHO, GONZALES. Primeiramente, abordou-se o histórico da educação especial fazendo uma retrospectiva, desde a antiguidade até os dias atuais, traçando toda a trajetória do conceito de deficiência, dando ênfase à institucionalização da educação especial no Brasil. Em seguida foi feita uma análise do significado de escola inclusiva, a partir dos vários documentos oficiais referentes ao tema, bem como um relato das ações que favorecem uma prática inclusiva na escola regular. Como esse processo requer uma renovação do sistema regular de ensino, necessário se fez exaltar a importância das adaptações curriculares mencionando seus diferentes tipos, níveis e funções. Em relação à prática docente, foi feita uma análise desta, pensando, principalmente, nos sentimentos e atitudes dos professores, bem como em sua formação para efetivar a educação inclusiva. Foram sugeridas algumas ações que possivelmente favorecem a inclusão da criança especial no sistema regular de ensino. Com o presente trabalho, buscou-se contribuir com reflexões que difundem a prática da inclusão na escola regular e ainda vislumbrar profundas mudanças no sistema educacional brasileiro, que permitam o ajuste do ensino às diferenças individuais, construindo uma cultura de respeito e valorização do ser humano. |
Descripción : | VASCONCELOS, Fátima Carneiro de.Formação do professor e adaptação do currículo para uma educação inclusiva. 2003. 64f.- TCC ( Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Especialização em Inclusão da Criança Especial no Sistema Regular de Ensino Fortaleza (CE), 2003. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37624 |
Aparece en las colecciones: | EICESREUFC - Monografias |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2003_tcc_fcvasconcelos.pdf | 388,81 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.