Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37529
Tipo: | TCC |
Título: | A relação da evolução psicomotora com o processo de aprendizagem de leitura e escrita |
Autor(es): | Ibiapina, Rosângela Lopes dos Santos |
Orientador: | Ferreira, Gláucia Maria de Menezes |
Palavras-chave: | Psicomotricidade;Processo de alfabetização.;Atividade profissional |
Data do documento: | 2007 |
Citação: | Ibiapina, R. S.; Ferreira, G. M. M. (2007) |
Resumo: | O presente estudo investigou a relação do desenvolvimento psicomotor com o processo de alfabetização. Faz uma análise teórica contextualizando a psicomotriciade como área de atuação no processo educacional. Os resultados de pesquisas na área demonstram que a compreensão dos aspectos referentes ao desenvolvimento psicomotor infantil e a maturação neurológica é indispensável para um trabalho seguro junto a indivíduos que apresentem dificuldades psicomotoras. Mostraram também, que dificuldades refletem diretamente no processo de aprendizagem. Discute-se no trabalho monográfico que o diagnóstico auxilia o professor na sua atividade profissional. E o trabalho preventivo na escola evita o surgimento destas prováveis dificuldades. |
Descrição: | IBIAPINA, Rosângela Lopes dos Santos. A relação da evolução psicomotora com o processo de aprendizagem de leitura e escrita. 2007. 31f.- TCC ( Monografia) -Universidade Federal do Ceará, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Especialização em Psicomotricidade, Fortaleza (CE), 2007 |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37529 |
Aparece nas coleções: | EPUFC - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2007_tcc_rlsibiapina.pdf | 269,38 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.