Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37529
Tipo: TCC
Título: A relação da evolução psicomotora com o processo de aprendizagem de leitura e escrita
Autor(es): Ibiapina, Rosângela Lopes dos Santos
Orientador: Ferreira, Gláucia Maria de Menezes
Palavras-chave: Psicomotricidade;Processo de alfabetização.;Atividade profissional
Data do documento: 2007
Citação: Ibiapina, R. S.; Ferreira, G. M. M. (2007)
Resumo: O presente estudo investigou a relação do desenvolvimento psicomotor com o processo de alfabetização. Faz uma análise teórica contextualizando a psicomotriciade como área de atuação no processo educacional. Os resultados de pesquisas na área demonstram que a compreensão dos aspectos referentes ao desenvolvimento psicomotor infantil e a maturação neurológica é indispensável para um trabalho seguro junto a indivíduos que apresentem dificuldades psicomotoras. Mostraram também, que dificuldades refletem diretamente no processo de aprendizagem. Discute-se no trabalho monográfico que o diagnóstico auxilia o professor na sua atividade profissional. E o trabalho preventivo na escola evita o surgimento destas prováveis dificuldades.
Descrição: IBIAPINA, Rosângela Lopes dos Santos. A relação da evolução psicomotora com o processo de aprendizagem de leitura e escrita. 2007. 31f.- TCC ( Monografia) -Universidade Federal do Ceará, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Especialização em Psicomotricidade, Fortaleza (CE), 2007
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37529
Aparece nas coleções:EPUFC - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2007_tcc_rlsibiapina.pdf269,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.