Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37498
Type: | Artigo de Evento |
Title: | Recontos de histórias literárias e processo avaliativo |
Authors: | Gondim, Meire Virgínia Cabral Lins, Sylvie Ghislaine Delacours Soares |
Keywords: | Literatura Infantil;Recontos orais;Produção textual;Processo avaliativo |
Issue Date: | 2006 |
Publisher: | III Congresso Internacional em Avaliação Educacional |
Citation: | GONDIM, Meire Virgínia Cabral; LINS, Sylvie Ghislaine Delacours Soares. Recontos de histórias literárias e processo avaliativo. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 3., Fortaleza, 16-18 nov. 2006. Anais... Fortaleza: Imprensa Universitária, 2006. p. 162-179. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O trabalho que será delineado neste artigo refere-se a uma pesquisa de Mestrado, concluída em 2004 que teve como principal objetivo investigar o papel da Literatura Infantil na produção e desenvolvimento de recontos orais. Compreendemos como reconto oral, uma produção textual baseada em uma narrativa já conhecida pela criança, na qual ela (re)constrói o seu conteúdo e a sua forma de organização, atribuindo-lhe significados, utilizando-se de estratégias cognitivas e lingüístico-discursivas para a produção de sentidos. A pesquisa, de natureza qualitativa e de cunho etnográfico, foi realizada junto a uma turma de 4ª série de uma escola pública municipal de Fortaleza – CE. Participaram da investigação 39 alunos, na faixa etária de 09 a 16 anos. O processo de coleta de dados, constou de duas etapas: observação exploratória na escola e a observação participante. [...] |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37498 |
ISBN: | : 85 7485 098 5 |
Appears in Collections: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2006_eve_mvcgondimsdlins.pdf | 158,32 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.