Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37308
Tipo: TCC
Título: Matemática na pré-escola: concepções e desafios da prática pedagógica dos professores para uma aprendizagem significativa
Autor(es): Fonsêca, Gleiciane Ferreira da
Orientador: Leitão, Fátima Maria Araújo Saboia
Palavras-chave: Matemática na pré-escola;Professor;Criança;Childhood education.;Teacher
Data do documento: 2012
Citação: Fonsêca, G. F.; Leitão, F. M. A. S. (2012)
Resumo: O presente trabalho focou a matemática na pré-escola - concepções e desafios da prática dos professores para uma aprendizagem significativa. O interesse partiu da leitura do artigo de Priscila Monteiro (2010), revelando que atualmente, convivem nas instituições de Educação Infantil, diversos enfoques didáticos, apoiados em diferentes concepções sobre o trabalho da matemática. Em vista das transformações que vem passando a Educação Infantil, diante das novas concepções de criança e função da Educação Infantil, é possível supor que ainda haja resquícios de velhas práticas quanto ao que ensinar ou ao que aprender na matemática na pré-escola. A pesquisa teve como objetivo identificar e analisar as concepções das professoras de Educação Infantil sobre o trabalho com a matemática na pré-escola. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica e de campo, de caráter qualitativo. A técnica utilizada foi a entrevista, registrada em áudio. Foram escolhidas duas professoras que atuam na pré-escola da rede municipal de Paraipaba. O estudo destaca breve histórico da Educação Infantil, os avanços a partir da legislação, também discute o papel do professor e a aprendizagem da criança e o que fundamenta o ensino da matemática na Educação Infantil. A análise dos dados foi fundamentada à luz dos estudos de Simonetti e Leitão (2003), Cruz (2003), RCNEI (1998), Orientações Curriculares para a Educação Infantil (2011), dentre outros pertinentes ao tema deste trabalho científico. Os dados parecem apontar contradições na prática das professoras, tais como, falta de clareza nas atividades propostas às crianças, desconhecimento da proposta pedagógica da instituição e compreensão superficial dos documentos que norteiam a prática pedagógica. Faz-se necessário darmos continuidade a investigação e reflexão sobre as concepções das professoras e a prática pedagógica e o que o diálogo se estenda a outros professores que atuam na Educação Infantil. Palavras-chave:
Abstract: The present study focused the mathematics in preschool - challenges and conceptions of teachers' practice for a meaningful learning. The interest came from the reading of the article of Priscilla Monteiro (2010), revealing that currently, live in institutions of childhood education, several didactical approaches, supported on different conceptions about the work of mathematics. In view of the transformations that has been going to childhood education, against of the new conceptions of child and function of the childhood education, it's possible to assume that there are still remnants of old practices as to what to teach or what to learn in mathematics on preschool. The research aimed to identify and analyze the conceptions of teachers from childhood education about the work with the mathematics on preschool. It was performed a bibliographic research and of field, of qualitative character. The technique used was the interview, recorded on audio. Were chosen two teachers that work on pre-school of the municipal network of Paraipaba. The study highlights a brief historic of childhood education, the advances from the legislation, also discusses the role of the teacher and the child's learning and what based mathematics teaching on childhood education. The data analysis was based on studies of Simonetti and Leitão (2003), Cruz (2003), RCNEI (1998), Curriculum Guidelines for Early Childhood Education (2011), among others relevant to the subject of this scientific work. The data seems to point to contradictions in the practice of teachers, such as, lack of clarity in the proposed activities for children, lack of pedagogical institution and superficial understanding of the documents that guide the pedagogical practice. It is necessary to give continuity to the investigation and reflection about the conceptions from the teachers and the pedagogical practice and that dialogue spread to other teachers working on childhood education.
Descrição: FONSÊCA, Gleiciane Ferreira da Matemática na pré-escola: concepções e desafios da prática pedagógica dos professores para uma aprendizagem significativa. 2012. 83f. –TCC (Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Educação Infantil, Fortaleza (Ce), 2012.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37308
Aparece nas coleções:EEI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_tcc_gffonseca.pdf563,89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.