Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37306
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Gondim, Meire Virgínia Cabral | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Maria Lucinete Monteiro de | - |
dc.date.accessioned | 2018-11-13T17:42:40Z | - |
dc.date.available | 2018-11-13T17:42:40Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.citation | Oliveira, M. L. M.; Gondim, M. V. C. (2012) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37306 | - |
dc.description | OLIVEIRA, Maria Lucinete Monteiro de. Práticas de leitura e escrita na educação infantil em turmas multisseriadas. 2012. 77f. –TCC (Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Educação Infantil, Fortaleza (Ce), 2012. | pt_BR |
dc.description.abstract | The process of teaching and learning in multigrade classrooms is a challenge, since it welcomes children of different ages in the same classroom, under the mediation of a single teacher. This study aims to analyze the pedagogical practice held in a classroom with kindergarten multisseriate child aged three, four and five years old in a school located in the countryside - rural - Rattlesnake municipality of Ceará, in particular, seeking to investigate the pedagogical practice in relation to teaching and learning of written language in order to understand how learning happens with regard to the activities of reading and writing. The research is the theoretical assumption sociointeracionismo, founded in view of literacy and its implications in the classroom. We used as the theoretical foundations following authors: Vygotsky(1993 and 1994), Ferreiro and Teberosky(1999), Teberosky and Colomer (2003) and Soares(2005). The research is based on qualitative case study, followed by classroom observations and interviews with semi-structured roadmaps. Resources were also used as a field diary, photographs and voice recordings. From the data analysis, we can see that the teacher has the conception that the child is an active subject and participatory and that reading and writing is a building process that occurs through interaction. The results show that it values interaction, storytelling, production spontaneous oral communication, reading, writing, music, the rimes and drawings of children who fall in literacy practices. Were evident, too, the difficulty and challenges in working with multigrade classes, especially with regard to content and the different goals of each class to be achieved by scaffolding. We conclude that students multigrade classes in kindergarten are indeed able to interact with children of different ages in learning situation, however, deserve an education reflective quality that can match the reality of their stage of schooling, as well as effective methods, differentiated pedagogical action of multigrade classrooms not - these factors require professional training that ensures a quality learning and teaching. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Escrita | pt_BR |
dc.subject | Multisseriada | pt_BR |
dc.subject | Multisseriate | pt_BR |
dc.subject | Children | pt_BR |
dc.title | Práticas de leitura e escrita na educação infantil em turmas multisseriadas | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O processo de ensino e aprendizagem em salas multisseriadas é um desafio, uma vez que acolhe crianças de diferentes idades, em uma mesma sala de aula, sob a mediação de um único professor. Este estudo objetiva analisar a prática pedagógica realizada em uma turma de Educação Infantil multisseriada com criança da faixa etária de três, quatro e cinco anos de idade, em uma escola localizada no campo - zona rural -, município de Cascavel-Ceará, em especial, buscando investigar a prática pedagógica em relação ao ensino e à aprendizagem da língua escrita, a fim de compreender como acontece a aprendizagem no que diz respeito às atividades de leitura e escrita. A investigação tem como pressuposto teórico o sociointeracionismo, fundado na perspectiva de letramento e sua implicação na prática pedagógica. Utilizamos como fundamentos teóricos os seguintes autores: Vygotsky(1993 e 1994), Ferreiro e Teberosky(1999), Teberosk e Colomer(2003) e Soares(2005). A pesquisa é de caráter qualitativo baseado em estudo de caso, seguido de observações em sala de aula e de entrevista, com roteiros semiestruturados. Foram utilizados também recursos, como diário de campo, fotografias e gravações de voz. A partir da análise dos dados, pode-se constatar que a professora tem a concepção de que a criança é um sujeito ativo e participativo e que leitura e escrita é um processo de construção que se dá por meio da interação. Os dados obtidos revelam que ela valoriza a interação, a contação de histórias, a produção espontânea, a oralidade, a leitura, a escrita, as músicas, as parlendas e os desenhos das crianças que se inserem em práticas de letramento. Ficaram evidenciados, também, a dificuldade e os desafios em trabalhar com turmas multisseriadas, principalmente no que diz respeito aos conteúdos e aos objetivos diferentes de cada turma a serem alcançados pela mediação docente. Conclui-se que estudantes de classes multisseriadas na Educação Infantil são, de fato, capazes de interagir com crianças de faixa etária diferente em situação de aprendizagem; no entanto, merecem um ensino reflexivo de qualidade que possa corresponder à realidade de sua etapa de escolarização, bem como métodos eficazes, ação pedagógica diferenciada das salas não multisseriadas – esses fatores exigem capacitação profissional que garanta um ensino e aprendizagem de qualidade. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EEI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2012_tcc_mlmoliveira.pdf | 1,78 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.