Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37302
Tipo: | TCC |
Título : | A organização da rotina na pré-escola nas perspectivas das professoras |
Autor : | Cordeiro, Rita de Cássia Antas |
Tutor: | Costa, Sinara Almeida da |
Palabras clave : | Rotina;Professores;Pré-escola;Routine;Teachers;Preschool |
Fecha de publicación : | 2012 |
Citación : | Cordeiro, R. C. A.; Costa, S. A. (2012) |
Resumen en portugués brasileño: | Esta pesquisa trata da rotina na Educação Infantil. Seu objetivo é compreender como acontece a organização da rotina na pré-escola, nas perspectivas das professoras. A investigação se apoiou nos estudos de: Oliveira (1995), Craidy & Kaercher (2001), Barbosa (2006), Andrade (2007), Sales (2011). A pesquisa é de natureza qualitativa e teve como metodologia entrevistas semiestruturadas realizadas com três professoras de pré-escolas públicas municipais que tiveram formações diferentes. Os resultados encontrados revelam que a organização da rotina na pré-escola é realizada de maneira fragmentada, que mesmo tendo a intenção de promover o cuidar e o educar, mostra-se. A partir das análises feitas, concluiu-se que as atividades desenvolvidas diariamente com as crianças são, normalmente, centradas na figura do professor, planejadas de acordo com suas escolhas e com função de facilitar o trabalho docente. Mesmo com o discurso de que a organização da rotina é importante para o desenvolvimento infantil, percebe-se que há uma dicotomia nas falas docentes, entre a teoria e a prática. Essas análises também mostram rigidez por parte do professor no que diz respeito às ações das crianças. Por outro lado, existe uma preocupação dos professores em valorizar as brincadeiras como forma de interação e aprendizagem. Assim, surge a necessidade de melhor refletir a organização da rotina tendo em vista que sua organização deve focar o desenvolvimento integral das crianças, levar em consideração suas opiniões, desejos e necessidades. Palavras-chave: |
Abstract: | This research is about routine in Preschool. Its objective is about understanding how the organization of routine happens in preschool, in teachers' perspective. The investigation is based in many authors, such as: Oliveira (1995), Craidy & Kaercher (2001), Barbosa (2006), Andrade (2007), Sales (2011) and others. This research has qualitative nature and its metodology is about semistructured interviews that was realized with teachers from public municipal preschool that had different formations. The results we got reveal that the preschool routine organization is realized in a superficial way, even if its intention is to promote caring and educating, in the end, it is insufficient. From the analysis we made, we concluded that the activities that were developed daily with child are, normally, centered in teachers' picture, and are planned according with their choices and its function is to facilitate teachers' work. Even with the discourse that the routine organization is important to child development, we can see that there is a dichotomy in teachers' speak, between theory and practice. Those analysis also shows rigidity in teachers regarding in child actions. In other hand, rises the necessity of a better reflection about the routine organization, owing to that its organization should focus child integral development, considering their opinions, desires and necessities. Keywords: . |
Descripción : | CORDEIRO, Rita de Cássia Antas .A organização da rotina na pré-escola nas perspectivas das professoras. 2012. 50f. –TCC (Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Educação Infantil, Polo Cariri (Ce), 2012. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37302 |
Aparece en las colecciones: | EEI - Monografias |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2012_tcc_rcacordeiro.pdf | 406,84 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.