Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37097
Type: TCC
Title: A afetividade no processo didático das aulas de capoeira
Authors: Oliveira, Emanuela Cristina
Advisor: Silva, Luciana Maria Fernandes
Keywords: Afetividade;Sócio afetividade;Ensino e aprendizagem;Capoeira
Issue Date: 2017
Citation: OLIVEIRA, Emanuela Cristina. A afetividade no processo didático Das aulas de capoeira. 2017. 41 f. Monografia (Graduação em Educação física) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017.
Abstract in Brazilian Portuguese: A afetividade tem um significado genuíno no desenvolvimento da formação individual e coletiva dos alunos uma vez que, nós seres humanos, somos formados por emoções e cargas afetivas. Estas estão presentes em todo momento da vida cotidiana, seja na família, entre amigos e principalmente nos ambientes escolares, que são ambientes, significativamente, sociais. Pode-se também levar para o ensino, na universidade, uma vez que o contexto também acontece entre alunos, professores, conteúdo escolar, livros, escrita, e, neste caso específico da capoeira, os movimentos corporais. Esse estudo tem como objetivo verificar o nível de desenvolvimento da sócio afetividade, nas aulas de capoeira de semestre de 2015.2, do curso de Educação Física do IEFES-UFC. Trata-se de uma pesquisa de campo qualitativa, na qual os resultados foram compilados e analisados de forma descritiva, e utiliza como metodologia dois questionários com perguntas fechadas interpretando os dados por meio da técnica de pesquisa análise de conteúdo. Os resultados apontam para a necessidade de um equilíbrio entre a afetividade e a cognição, buscando um ponto de equilíbrio entre as relações interpessoais, na sala de aula, enriquecendo os processos de ensino e de aprendizagem.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37097
Appears in Collections:EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017_tcc_ecoliveira.pdf311,7 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.