Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37077
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCosta, Sinara Almeida da-
dc.contributor.authorRamos, Francisca Maria Campos-
dc.date.accessioned2018-11-08T18:39:17Z-
dc.date.available2018-11-08T18:39:17Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationRamos, F. M. C.; Costa, S. A. (2012)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37077-
dc.descriptionRAMOS, Francisca Maria Campos. Formação docente: as formações do Programa De Alfabetização Na Idade Certa (PAIC) no eixo de educação infantil na perspectiva das professoras de creche e pré-escola no município de São Benedito-Ce. 2012. 54f. –TCC (Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Educação Infantil, Polo Sobral (Ce), 2012.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectFormação Continuada do Professorpt_BR
dc.subjectProfessoras de Educação Infantilpt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.titleFormação docente: as formações do Programa de Alfabetização Na Idade Certa (PAIC) no eixo de educação infantil na perspectiva das professoras de creche e pré-escola no município de São Benedito-Cept_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrA presente pesquisa teve como propósito apreender a perspectiva das professoras de creche e pré-escola no município de São Benedito sobre as formações oferecidas pelo Eixo de Educação Infantil do Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC), procurando entender de que formas elas acreditam que essa formação interfere em suas práticas com as crianças. Especificamente, buscou-se: (1) caracterizar a formação oferecida pelo Eixo de Educação Infantil do PAIC no município de São Benedito; (2) identificar que aspectos dessa formação (assuntos, posturas, vivências práticas, troca de experiências com colegas, etc.) as professoras acreditam que mais influenciam o seu trabalho com as crianças e as razões para tal; e (3) identificar os principais desafios enfrentados pelas professoras para colocar em prática os conhecimentos construídos ao longo do curso. As análises foram embasadas teoricamente nos estudos de Cruz, Nóvoa, Oliveira-Formosinho, Kishimoto, Machado, Kramer, dentre outros. A metodologia constou da aplicação de questionários e da realização de entrevistas individuais semiestruturadas com duas professoras. O locus da pesquisa foi uma instituição de Educação Infantil (creche e pré-escola) no município de São Benedito-Ce. Durante as análises, foi possível observar que as professoras entrevistadas acreditam que as formações desenvolvidas pelo PAIC estão contribuindo para melhorar suas práticas pedagógicas. Essas professoras enfatizaram o impacto das formações recebidas no período de 2009 a 2012 em suas ações, suas concepções e aprimoramento das práticas pedagógicas. Contudo, as professoras destacaram como pontos negativos a falta de oficinas (de artes e musicalidade, por exemplo) e também o pouco tempo de duração das formações. Ressaltaram o pouco tempo para as trocas de experiências com as colegas e com as próprias formadoras do curso, que muitas vezes se mantiveram distantes. As falas das professoras apontaram ainda para a ideia de que a formação continuada é uma oportunidade para sanar as deficiências da formação inicial, contribuindo para que elevem seus conhecimentos e saberes sobre a educação e o cuidado das crianças pequenas. Nesse sentido, para as docentes, as formações desenvolvidas pelo Eixo de Educação Infantil do PAIC estão cumprindo seu papel. Ficou evidente, entretanto, que a formação deve continuar trabalhando sobre as concepções das professoras acerca de criança e Educação Infantil, tendo em vista que ainda estão arraigadas de preconceitos sobre as crianças e suas famílias. Frente a essas considerações, para que haja a mobilização da reflexão sobre os saberes e conhecimentos dos professores no processo de formação continuada, é preciso utilizar estratégias que deem significado às ações do seu cotidiano, que propiciem a socialização de saberes e que criem um contexto favorável à prática reflexiva. Assim, a formação continuada de professores não deve somente ampliar os conhecimentos sobre a área da Educação Infantil – sendo esse um objetivo válido e necessário nas ações voltadas para a educação e o cuidado –, mas deve, ainda, proporcionar aos professores a reflexão sobre os valores, preconceitos e ações que imprimem em suas práticas pedagógicas contínuas.pt_BR
Aparece nas coleções:EEI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_tcc_fmcramos.pdf581,66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.