Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37058
Type: Dissertação
Title: O projeto de educação popular e desenvolvimento comunitário da Arquidiocese de Fortaleza em Carqueija, município de Capistrano - 1965 a 1975
Authors: Alves, Francisco Artur Pinheiro
Advisor: Machado, Antônio Carlos de Almeida
Co-advisor: Souza, Francisca Simone
Keywords: Educação popular;Desenvolvimento comunitário;Projeto Carqueija;Associativismo;Sindicalismo
Issue Date: 1993
Citation: ALVES, Francisco Artur Pinheiro. O projeto de educação popular e desenvolvimento comunitário da Arquidiocese de Fortaleza em Carqueija, município de Capistrano - 1965 a 1975. 1993. 188f. - Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Mestrado em Educação, Fortaleza (CE), 1993.
Abstract in Brazilian Portuguese: O presente trabalho pretende resgatar a memória de um Projeto de Desenvolvimento Comunitário e Educação Popular vivenciado pela comunidade de Carqueija, no município de Capistrano, a 100 quilômetros de Fortaleza, no período de 1965 a 1975. A reconstituição histórica do projeto foi possível graças a depoimentos de ex-participantes do mesmo, utilizando-se o método da História Oral. Também foram analisados documentos diversos e fotografias de modo a completar o elenco das fontes documentais. O trabalho está dividido em seis capítulos. No primeiro capítulo é traçada a metodologia da pesquisa. O segundo capítulo é dedicado a localização espacial do projeto, registrando-se as principais características da região. No terceiro capítulo analisa-se o papel dos diversos grupos associativistas e do sindicato, que desempenharam um papel fundamental no Projeto Carqueija. O quarto capitulo privilegia o papel da educação formal. No quinto capítulo são feitas considerações sobre o lado lúdico do projeto, com o registro da manifestações artísticas, de recreação e entretenimento da comunidade. Registrando-se, no sexto capítulo, algumas das principais fotografias colhidas do projeto, as quais retratam as lideranças e os momentos mais importantes do projeto. O trabalho é precedido por uma introdução que indica as linhas gerais e introduz alguns questionamentos sobre o tema. No final registram-se algumas conclusões do autor sobre o projeto de estudo, no capitulo CONCLUSÃO. O trabalho é urna pequena contribuição à bibliografia da Educação Popular regional e à história local.
Abstract: This study intends to rescue the memory of a Project of Community Development and Popular Education experienced from 1965 to 1975 by the community of Carqueija in Capistrano, Ceará. The historic reconstitution of the Project was made possible through testimony of former members, using the method of Oral History. It was also analysed a number of documents and photographs to supplement the list of documental sources. This study is divided into five chapters. The first chapter deals with the research methodology. The second is dedicated to the area where the project takes place, highlighting the principal characteristics of the region. The third analyses the different associate groups and the work union which played an important role in the Carqueija Project. The fourth chapter favors Formal Education. The fifth chapter makes some considerations concerning the playful side of the project, registering the artistic manifestation of entertainment in the community. The six chapter includes some of the main photographs of the project, which show the leaders and some important moments of the Project. This work is proceded by an introduction that indicates the general guide lines and introduces some questions about the theme. At the end in the chapter Conclusion there are some considerations about the studied subject. This work is a small contribution to the bibliography of Regional Popular Education and to the local history.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37058
Appears in Collections:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1993_dis_fapalves.pdf114,83 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.