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Tipo: Dissertação
Título: A escola e o processo de construção da cidadania: significados e expectativas da população camponesa
Autor(es): Franco, Daniel de Oliveira
Orientador: Damasceno, Maria Nobre
Palavras-chave: Educação rural;Material didático;Sala de aula;Cidadania no campo;Funcionamento da escola
Data do documento: 2000
Citação: Franco, D. O.; Damasceno, M. N. (2000)
Resumo: Esta dissertação é fruto de uma pesquisa que buscou, a partir de leituras e, especialmente, junto à população camponesa do Município de Teresina-Pl, estudar a construção da cidadania. Analisa as expectativas e significados expressos pelos camponeses sobre a escola. Foram utilizadas como elemento de análise algumas categorias teóricas, e outras temáticas, que permitiram a composição teórico-metodológica do estudo. Uma comunidade rural e sua escola compõem o contexto de realização da pesquisa, que analisa o desempenho dessa instituição na relação e tensão rurais/urbanas, para a concretização desse processo. Constatou-se a inexistência de uma adequação da escola às especificidades da comunidade, bem como a inexistência de um projeto coletivo e alternativo de educação da própria comunidade, voltado para as suas próprias necessidades. Há uma aceitação da proposta de educação formal, que se caracteriza como de cultura urbana e totalmente determinada pelo sistema municipal de educação. A escola, no desempenho da ação educativa, desconhece o seu contexto social; também não se faz uma análise crítica desse mesmo modelo de escola para, dessa forma, procurar adequá-Ia à sua situação e projeto de vida. No limite, procurou-se apontar algumas sugestões, para a escola e a comunidade, que possam contemplar positivamente a construção da "cidadania camponesa", vindo, assim, a concretizar-se de direito e de fato naquela realidade.
Abstract: This essay is a result of a research that sought to study the building of citizenship, based on readings, with regard specially the rural population of Teresina, in Piauí State. It analyses the expectations and meanings expressed by country people about school. Some theorical categories, as well as other subjects, were used as analysis elements, so that they guaranteed the theorical-methodological composition in of the study. A rural community and its school make up the achievement context of the research, which analyses the performance of that institution in the rural and urban relation and tension as well, to make that process real. There is not an adaptation ofthe school to the community's peculiarities, as well as there is not an own community's educacional colletive and altemative project, which could be directed to its own needs. There is na acceptance of the formal educational proposal which is characterized as an urban culture and totally determined by the municipal educational system. In its fulfilmet of educational acting, the school doesn't know its social context, and it also doesn't care about a critical analysis ofthis very school patern, so that it could adapt itself, situation and project of life. At the end, some suggestions were pointed out, for the school and the community, that will help them build positively, as a matter offact and by rights, the "country citizenship" in that reality.
Descrição: FRANCO, Daniel de Oliveira. A escola e o processo de construção da cidadania: significados e expectativas da população camponesa. 2000. 211f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Mestrado em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2000.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36569
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