Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/36569
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorDamasceno, Maria Nobre-
dc.contributor.authorFranco, Daniel de Oliveira-
dc.date.accessioned2018-10-18T18:00:57Z-
dc.date.available2018-10-18T18:00:57Z-
dc.date.issued2000-
dc.identifier.citationFranco, D. O.; Damasceno, M. N. (2000)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36569-
dc.descriptionFRANCO, Daniel de Oliveira. A escola e o processo de construção da cidadania: significados e expectativas da população camponesa. 2000. 211f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Mestrado em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2000.pt_BR
dc.description.abstractThis essay is a result of a research that sought to study the building of citizenship, based on readings, with regard specially the rural population of Teresina, in Piauí State. It analyses the expectations and meanings expressed by country people about school. Some theorical categories, as well as other subjects, were used as analysis elements, so that they guaranteed the theorical-methodological composition in of the study. A rural community and its school make up the achievement context of the research, which analyses the performance of that institution in the rural and urban relation and tension as well, to make that process real. There is not an adaptation ofthe school to the community's peculiarities, as well as there is not an own community's educacional colletive and altemative project, which could be directed to its own needs. There is na acceptance of the formal educational proposal which is characterized as an urban culture and totally determined by the municipal educational system. In its fulfilmet of educational acting, the school doesn't know its social context, and it also doesn't care about a critical analysis ofthis very school patern, so that it could adapt itself, situation and project of life. At the end, some suggestions were pointed out, for the school and the community, that will help them build positively, as a matter offact and by rights, the "country citizenship" in that reality.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação ruralpt_BR
dc.subjectMaterial didáticopt_BR
dc.subjectSala de aulapt_BR
dc.subjectCidadania no campopt_BR
dc.subjectFuncionamento da escolapt_BR
dc.titleA escola e o processo de construção da cidadania: significados e expectativas da população camponesapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEsta dissertação é fruto de uma pesquisa que buscou, a partir de leituras e, especialmente, junto à população camponesa do Município de Teresina-Pl, estudar a construção da cidadania. Analisa as expectativas e significados expressos pelos camponeses sobre a escola. Foram utilizadas como elemento de análise algumas categorias teóricas, e outras temáticas, que permitiram a composição teórico-metodológica do estudo. Uma comunidade rural e sua escola compõem o contexto de realização da pesquisa, que analisa o desempenho dessa instituição na relação e tensão rurais/urbanas, para a concretização desse processo. Constatou-se a inexistência de uma adequação da escola às especificidades da comunidade, bem como a inexistência de um projeto coletivo e alternativo de educação da própria comunidade, voltado para as suas próprias necessidades. Há uma aceitação da proposta de educação formal, que se caracteriza como de cultura urbana e totalmente determinada pelo sistema municipal de educação. A escola, no desempenho da ação educativa, desconhece o seu contexto social; também não se faz uma análise crítica desse mesmo modelo de escola para, dessa forma, procurar adequá-Ia à sua situação e projeto de vida. No limite, procurou-se apontar algumas sugestões, para a escola e a comunidade, que possam contemplar positivamente a construção da "cidadania camponesa", vindo, assim, a concretizar-se de direito e de fato naquela realidade.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2000_dis_dofranco.pdf121,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.