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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/36431
Tipo: | TCC |
Título : | Modelagem da demanda e oferta como ferramenta na análise e planejamento de um sistema de transportes |
Autor : | Menezes, Ezequiel Dantas de Araújo Girão de |
Tutor: | Loureiro, Carlos Felipe Grangeiro |
Palabras clave : | Planejamento de Sistemas de Transportes;Modelagem de demanda e oferta. Transportes Motorizados;Transportes Não Motorizados;Viabilidade Econômica de Projetos |
Fecha de publicación : | 2013 |
Citación : | MENEZES, E. D. de A. G. de (2013) |
Resumen en portugués brasileño: | As cidades pós-modernas em desenvolvimento apresentam-se como destino residencial para muitas pessoas. É imprescindível aliar o crescimento populacional e econômico da cidade à oferta de um sistema de transportes com qualidade que supra as necessidades de deslocamento dos usuários no presente e no futuro. Nesse contexto, a modelagem, a partir do crescimento esperado e/ou desejado, surge como ferramenta para projeção de um cenário futuro, possibilitando a realização de um planejamento que identifique as necessidades por implementações na infraestrutura da rede viária presente de forma a enquadrar a situação existente com o cenário previsto. Os resultados obtidos a partir do uso desta ferramenta permitem a realização de uma avaliação de viabilidade econômica que pode vir a direcionar investimentos em um modo de transporte em detrimento de outro. Neste trabalho, esta ferramenta foi utilizada para avaliar as limitações da rede viária existente na cidade de Pontal do Ceará, quando projetada para um horizonte de 20 anos no futuro, possibilitando visualizar as consequências, por meio de indicadores econômicos e de duração de viagem, de investimentos realizados tanto no modo motorizado, quanto no modo não motorizado. O modelo gerado mostrou que, economicamente, é mais rentável investir na implantação de ciclovias e no fomento pelo uso do modo não motorizado, porém, o benefício econômico anual é maior quando se investe na adequação da capacidade das vias que atendem ao modo motorizado, à medida que o horizonte de projeto aumenta. |
Abstract: | Postmodern Cities in developing are a residential destination for many people. It is essential to combine population and economic growth of the city with the provision of a quality transport system that meets the needs of traveling of users in the present and in the future. In this context, modeling emerges as a tool for projection of a future scenario, enabling the realization of a plan that identifies the needs for infrastructure implementations in the present road network in order to achieve the future scenario with quality. The results obtained from the use of this tool enable an evaluation of economic viability that can allocate investments in one transport mode over another. In this study, this tool was used to evaluate the limitations of the existing road network in the city Pontal, when projected to a horizon of 20 years in the future, allowing visualize the consequences through economic indicators and duration of travel, of both investments on the motorized mode, and the not motorized mode. The generated model showed that, economically, it is more profitable to invest in the implementation of bike lanes and encouraging the use of a non-motorized vehicle, however, the annual economic benefit is greater when investing in the capacity adequacy for roads that serve motorized mode as the project horizon increases. |
Descripción : | MENEZES, Ezequiel Dantas de Araújo Girão de. Modelagem da demanda e oferta como ferramenta na análise e planejamento de um sistema de transportes. 2013. 168 f. Monografia (Graduação em Engenharia Civil)- Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2013. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36431 |
Aparece en las colecciones: | ENGENHARIA CIVIL - Monografias |
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