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dc.contributor.advisorVasconcelos, José Gerardo-
dc.contributor.authorCarneiro, Mário Henrique Thé Mota-
dc.date.accessioned2012-08-09T11:18:13Z-
dc.date.available2012-08-09T11:18:13Z-
dc.date.issued2007-
dc.identifier.citationCARNEIRO, Mário Henrique Thé Mota. Reis, rainhas, calungas , balaios e batuques: imagens no Maracatu Az de Ouro e suas práticas educacionais. 2007. 176f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2007.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3640-
dc.description.abstractThis research deals with the Ace of Gold Maracatu Cultural Association and how this maracatu group-wich is the oldest one of Fortaleza - develops its ways of learning. The main goal of this dissertation paper is to shed a light on how learning process is developed from the deep inside of a maracatu group. It was noticed from the field observation that education is present in some situations called " not formal learning situations" which amount of knowledge is passed on in a very particular and creative way along a never-ending flow of playing and learning. In order to perceive this learning process, it was necessary to dive deep in the symbolic and playful universe of this urban maracatu of Fortaleza. In a zoom perspective, it was observed its daily routine full of cultural presentations where real popular spetacles take place, and common and anonimus people transform themselves into characters that take part along the maracatu procession which is a religious-dramatic dance based upon african cultural background. To know its conflicts and financial difficulties, its ways of sociabilities, its dynamics was something intense and full complexities allowing to infer that it is by playing that we lear to research and it is by researching that we learn to play. In this particular case, to play is dancing maracatu, coloring the face black and beating the drum. All this experiences allowed to perceive, as researcher, that there are ways of building and transmiting knowledge by means of an extremely peculiar cultural practice as it is in the case of the urban Maracatu Ace of Gold.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherhttp://www.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectMaracatupt_BR
dc.subjectPráticas educacionaispt_BR
dc.subjectEducação não formalpt_BR
dc.subjectEducational practicespt_BR
dc.subjectEducation not formalpt_BR
dc.subjectMaracatu Az de ouropt_BR
dc.subjectMestre Juca do Balaio,1923-2006pt_BR
dc.subjectFolclore e educação – Fortaleza(CE)pt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectMaracatu - Aspectos sociais – Fortaleza(CE)pt_BR
dc.subjectFolguedos folclóricos – Fortaleza(CE)pt_BR
dc.subjectDanças folclóricas brasileiras – Fortaleza(CE)pt_BR
dc.titleReis, Rainhas, Calungas , Balaios e Batuques: imagens no Maracatu Az de Ouro e suas práticas educacionais.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho versa sobre a Associação Cultural Maracatu Az de Ouro e acerca de como este grupo de maracatu, que é o mais antigo da Capital em atividade, desenvolve suas formas de aprendizagem. O intuito desta dissertação é evidenciar como ocorre o processo educativo no interior de um maracatu. Notou-se, desde o início da pesquisa, que a educação estava presente em algumas situações que denomino de "situações de aprendizagem" não formal, cujos saberes são repassados de modo singular e criativo num eterno fluxo de brincar e aprender. Para perceber esta modalidade de aprendizagem, teve-se que mergulhar no universo simbólico e repleto de ludicidade deste maracatu urbano de Fortaleza. Acompanhou-se de perto seu cotidiano permeado de apresentações culturais, verdadeiros espetáculos populares, onde pessoas comuns, anônimas, se transformam em personagens que compõem o cortejo africano, uma vez que o maracatu é uma dança dramática-religiosa de base afrodescendente. Conhecer seus conflitos e dificuldades financeiras, suas formas de sociabilidade, sua dinâmica por meio da Etnocenologia - conceito que se utiliza para falar do espetáculo - foi algo intenso e eivado de complexidades, permitindo fazer-se a seguinte consideração: é brincando que se aprende a pesquisar e é pesquisando que se aprende a brincar. No caso, brincar é dançar no maracatu, pintar o rosto de preto e bater tambor. Toda essa experimentação possibilitou que se percebesse, na qualidade de pesquisador, que existem modos de construção e transmissão de saberes por meio de uma prática cultural extremamente peculiar, como é o caso do maracatu urbano Az de Ouro.pt_BR
dc.title.enKings, Queens, Calungas, balaios and drums:images of Maracatu Ace of Gold and its educational practices.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

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