Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/36332
Tipo: | Dissertação |
Título : | Sequência didática para o ensino de eletromagnetismo usando aplicativo para smartphone |
Autor : | Santos, Antonio Ricardo Queiroz dos |
Tutor: | Carmona, Humberto de Andrade |
Palabras clave : | Ensino de Física;Aplicativos móveis;Eletromagnetismo |
Fecha de publicación : | 2018 |
Citación : | SANTOS, A. R. Q. Sequência didática para o ensino de eletromagnetismo usando aplicativo para smartphone. 2018. 117 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018. |
Resumen en portugués brasileño: | Ao longo do Ensino Médio é apresentado ao aluno todos os ramos da Física Clássica. Sendo esse processo cheio de percalços, frustações e rejeição. Daí, na tentativa de minimizar a rejeição para com a Física, desenvolvemos uma sequência didática e, pesquisamos a sua eficiência no ensino do eletromagnetismo com o auxílio de um ambiente virtual, mediado pelo professor. Para isso foi escolhido um aplicativo de celular, mais precisamente o Física na Escola, por se tratar de um recurso de fácil acesso, que não necessita de um ambiente de laboratório. Sendo sua aplicação possível em qualquer ambiente, visto que quase a totalidade dos alunos atuais dispõem de smartfones compatíveis com o aplicativo. A pesquisa baseou-se no trabalho de autores como VYGOTSKY, VERGNAUD e AUSUBEL, e mostrou resultados bastante satisfatórios quanto a aprendizagem do conteúdo citado. Visto que obtivemos, dentre outros fatores positivos, um maior interesse dos alunos em participar do processo de ensino e aprendizagem. Com isso, percebemos não só que a aprendizagem foi mais significativa, como também pudemos detectar as principais deficiências para a aquisição de um conhecimento concreto e duradouro, e corrigi-las. |
Abstract: | Throughout the High School is presented to the student all branches of Classical Physics. This process is full of mishaps, frustrations and rejection. From there, in an attempt to minimize rejection to physics, we develop an educational sequence and, investigate his efficiency in the teaching of the electromagnetism with the help of a virtual environment, mediated by the teacher. For that a cellphone applications program was chosen, more precisely Physics in the School, because of being treated as a resource easy to get to, which does not need a laboratory environment. Being his possible application in any environment, since almost the totality of the current pupils have of smartphones compatible with the applications program. The research was based on the authors' work like VYGOTSKY, VERGNAUD and AUSUBEL, and showed quite satisfactory results regarding the learning of the cited content. Since we have obtained, among other positive factors, a greater interest of the students to participate in the process of teaching and learning. There with, we realized not only that learning was more significant, but also, we can detect the main deficiencies to acquire a concrete and lasting knowledge and correct them. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36332 |
Aparece en las colecciones: | MNPEF - Dissertações defendidas na UFC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_dis_arqsantos.pdf | 1,71 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.