Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/36298
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | Classificação dos itens de educação física relacionados à saúde do ENADE de 2014 via Taxonomia de bloom revisada |
Autor(es): | Ferreira Júnior, Paulo Maia Oliveira, Kaio Breno Belizário de Sousa, Leandro Araujo de Pontes Júnior, José Airton de Freitas |
Palavras-chave: | Avaliação em larga escala;Desempenho acadêmico;Ensino superior;Educational assessment;Academic achievement;Higher education |
Data do documento: | 2016 |
Instituição/Editor/Publicador: | Edições UFC |
Citação: | FERREIRA JÚNIOR, Paulo Maia; OLIVEIRA, Kaio Breno Belizário de; SOUSA, Leandro Araujo de; PONTES JÚNIOR, José Airton de Freitas. Classificação dos itens de educação física relacionados à saúde do ENADE de 2014 via Taxonomia de bloom revisada. IN: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL AVALIAÇÃO E SEUS ESPAÇOS: DESAFIOS E REFLEXÕES, 7., Fortaleza, 9-11 nov. 2016. Anais... Fortaleza: UFC, 2017. p. 1053-1072. |
Resumo: | O estudo teve como objetivo classificar os itens de Educação Física relacionados à saúde no ENADE de 2014 via taxonomia de bloom revisada, bem como propor discussões a partir das informações contidas no relatório da área de Educação Física da referida edição do exame. Para tanto, foram selecionados os itens 5, 13, 21 e 28 da parte objetiva e o item 5 da parte discursiva. Conclui-se, que houve uma alta exigência na dimensão cognitiva para a resolução dos itens e uma maior distribuição em relação à dimensão do conhecimento, o que deixou o exame com um nível relativamente alto. Além disso, após a análise dos resultados das questões separadas, percebeu-se um baixíssimo desempenho dos estudantes, o que pode indicar déficits no currículo dos cursos de Educação Física quanto ao discernimento dessa temática, despreparo dos professores, e/ou desinteresse dos estudantes em trabalhar essa temática na escola. Estas questões podem ser objeto principal de futuras pesquisas. |
Abstract: | The aim of the study was to classify the Physical Education items related to health in ENADE 2014 via revised Bloom’s taxonomy, as well as to propose discussions based on the information contained in the Physical Education report in the mentioned exam edition. For that, items 5, 13, 21 and 28 in the multiple-choice section and item 5 in the essay section were selected. It was concluded that there was a high demand in the cognitive dimension to solve the items, and a greater distribution in relation to the knowledge dimension, which brought a relatively high level to the exam. In addition, after analyzing the results of the selected questions, students’ performance was considered extremely poor, which may indicate some deficit on Physical Education curriculum, regarding this theme, unprepared teachers and/or students’ lack of interest to work on this theme in school. These issues may be the main topic in future research. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36298 |
ISBN: | 978 85 8126 158 4 |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_eve_pmferreira Júniorkbboliveiralasousajafpontesjunior.pdf | 359,35 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.