Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/36218
Type: Artigo de Evento
Title: Avaliação das estratégias de leitura de leitores alfabetizados e não alfabetizados: compreendendo o gênero textual conto
Authors: Serafim, Mônica de Souza
Keywords: Estratégias de leitura;Ensino fundamental;Avaliação leitora;Reading strategies;Basic education;Reading evaluation
Issue Date: 2016
Publisher: Edições UFC
Citation: SERAFIM, Mônica de Souza. Avaliação das estratégias de leitura de leitores alfabetizados e não alfabetizados: compreendendo o gênero textual conto. IN: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL AVALIAÇÃO E SEUS ESPAÇOS: DESAFIOS E REFLEXÕES, 7., Fortaleza, 9-11 nov. 2016. Anais... Fortaleza: UFC, 2017. p. 533-552.
Abstract in Brazilian Portuguese: Este trabalho tem por objetivo investigar as estratégias de leitura que alunos alfabetizados e não alfabetizados, da 1ª a 3ª séries do ensino fundamental, utilizam para a leitura do gênero conto. Empreenderemos nosso trabalho baseando-nos, principalmente, nas contribuições de Giasson (1996), Kress e van Leeuwen (1996), Solé (1998), Harvey e Goudvis (2008), Mills (2009) e Girotto e Souza (2010). Para realizar este trabalho, utilizamos um corpus composto por nove entrevistas semiestruturadas realizadas no momento em que os alunos liam o conto Ali Babá e os 40 ladrões. Nosso estudo acerca das estratégias de leitura demonstrou que as crianças tratam a leitura do desenho e do material escrito como um continuum, além de mostrar a importância de se conhecer os caminhos, as estratégias que elas usam para compreender um texto, independentemente de serem alfabetizadas ou não. Conhecer estes caminhos, propiciam, certamente, ao professor, a elaboração de uma avaliação mais eficaz da leitura de seus alunos.
Abstract: This work aims to investigate the reading strategies that literate and non – literate students, from 1st to 3rd grades of elementary school, use to read the genre fairytale. We will undertake our work based, in particular, on the contributions of Giasson (1996), Kress e van Leeuwen (1996), Solé (1998), Harvey e Goudvis (2008), Mills (2009) e Girotto e Souza (2010). To perform this work, we used a corpus composed of nine semi-structured interviews carried out when thestudents read the tale Ali Baba and the 40 thieves. Our study of reading strategies has shown that children treat the reading of writing and written material as a continuum, as well as showing the importance of knowing the ways, the strategies they use to understand a text, independente of whether they are literate or do not.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36218
ISBN: 978 85 8126 158 4
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:PPGL - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_eve_msserafim.pdf282,86 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.