Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/36218
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSerafim, Mônica de Souza-
dc.date.accessioned2018-10-03T18:51:19Z-
dc.date.available2018-10-03T18:51:19Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationSERAFIM, Mônica de Souza. Avaliação das estratégias de leitura de leitores alfabetizados e não alfabetizados: compreendendo o gênero textual conto. IN: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL AVALIAÇÃO E SEUS ESPAÇOS: DESAFIOS E REFLEXÕES, 7., Fortaleza, 9-11 nov. 2016. Anais... Fortaleza: UFC, 2017. p. 533-552.pt_BR
dc.identifier.isbn978 85 8126 158 4-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36218-
dc.description.abstractThis work aims to investigate the reading strategies that literate and non – literate students, from 1st to 3rd grades of elementary school, use to read the genre fairytale. We will undertake our work based, in particular, on the contributions of Giasson (1996), Kress e van Leeuwen (1996), Solé (1998), Harvey e Goudvis (2008), Mills (2009) e Girotto e Souza (2010). To perform this work, we used a corpus composed of nine semi-structured interviews carried out when thestudents read the tale Ali Baba and the 40 thieves. Our study of reading strategies has shown that children treat the reading of writing and written material as a continuum, as well as showing the importance of knowing the ways, the strategies they use to understand a text, independente of whether they are literate or do not.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEdições UFCpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstratégias de leiturapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectAvaliação leitorapt_BR
dc.subjectReading strategiespt_BR
dc.subjectBasic educationpt_BR
dc.subjectReading evaluationpt_BR
dc.titleAvaliação das estratégias de leitura de leitores alfabetizados e não alfabetizados: compreendendo o gênero textual contopt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho tem por objetivo investigar as estratégias de leitura que alunos alfabetizados e não alfabetizados, da 1ª a 3ª séries do ensino fundamental, utilizam para a leitura do gênero conto. Empreenderemos nosso trabalho baseando-nos, principalmente, nas contribuições de Giasson (1996), Kress e van Leeuwen (1996), Solé (1998), Harvey e Goudvis (2008), Mills (2009) e Girotto e Souza (2010). Para realizar este trabalho, utilizamos um corpus composto por nove entrevistas semiestruturadas realizadas no momento em que os alunos liam o conto Ali Babá e os 40 ladrões. Nosso estudo acerca das estratégias de leitura demonstrou que as crianças tratam a leitura do desenho e do material escrito como um continuum, além de mostrar a importância de se conhecer os caminhos, as estratégias que elas usam para compreender um texto, independentemente de serem alfabetizadas ou não. Conhecer estes caminhos, propiciam, certamente, ao professor, a elaboração de uma avaliação mais eficaz da leitura de seus alunos.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGL - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_eve_msserafim.pdf282,86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.