Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/36218
Tipo: Artigo de Evento
Título: Avaliação das estratégias de leitura de leitores alfabetizados e não alfabetizados: compreendendo o gênero textual conto
Autor(es): Serafim, Mônica de Souza
Palavras-chave: Estratégias de leitura;Ensino fundamental;Avaliação leitora;Reading strategies;Basic education;Reading evaluation
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Edições UFC
Citação: SERAFIM, Mônica de Souza. Avaliação das estratégias de leitura de leitores alfabetizados e não alfabetizados: compreendendo o gênero textual conto. IN: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL AVALIAÇÃO E SEUS ESPAÇOS: DESAFIOS E REFLEXÕES, 7., Fortaleza, 9-11 nov. 2016. Anais... Fortaleza: UFC, 2017. p. 533-552.
Resumo: Este trabalho tem por objetivo investigar as estratégias de leitura que alunos alfabetizados e não alfabetizados, da 1ª a 3ª séries do ensino fundamental, utilizam para a leitura do gênero conto. Empreenderemos nosso trabalho baseando-nos, principalmente, nas contribuições de Giasson (1996), Kress e van Leeuwen (1996), Solé (1998), Harvey e Goudvis (2008), Mills (2009) e Girotto e Souza (2010). Para realizar este trabalho, utilizamos um corpus composto por nove entrevistas semiestruturadas realizadas no momento em que os alunos liam o conto Ali Babá e os 40 ladrões. Nosso estudo acerca das estratégias de leitura demonstrou que as crianças tratam a leitura do desenho e do material escrito como um continuum, além de mostrar a importância de se conhecer os caminhos, as estratégias que elas usam para compreender um texto, independentemente de serem alfabetizadas ou não. Conhecer estes caminhos, propiciam, certamente, ao professor, a elaboração de uma avaliação mais eficaz da leitura de seus alunos.
Abstract: This work aims to investigate the reading strategies that literate and non – literate students, from 1st to 3rd grades of elementary school, use to read the genre fairytale. We will undertake our work based, in particular, on the contributions of Giasson (1996), Kress e van Leeuwen (1996), Solé (1998), Harvey e Goudvis (2008), Mills (2009) e Girotto e Souza (2010). To perform this work, we used a corpus composed of nine semi-structured interviews carried out when thestudents read the tale Ali Baba and the 40 thieves. Our study of reading strategies has shown that children treat the reading of writing and written material as a continuum, as well as showing the importance of knowing the ways, the strategies they use to understand a text, independente of whether they are literate or do not.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36218
ISBN: 978 85 8126 158 4
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGL - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_eve_msserafim.pdf282,86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.