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Tipo: Artigo de Evento
Título : Participação de servidores na melhoria da construção de política pública de assistência estudantil: o caso da UNILAB
Autor : Souza, Francisca Sidma Ferreira de
Cavalcante, Sueli Maria de Araújo
Corrêa, Denise Maria Moreira Chagas
Palabras clave : Avaliação de política pública;Política de assistência estudantil;Servidor público;Evaluation of public policy;Student assistance policy;Public server
Fecha de publicación : 2016
Editorial : Edições UFC
Citación : SOUZA, Francisca Sidma Ferreira de; CAVALCANTE, Sueli Maria de Araújo; CORRÊA, Denise Maria Moreira Chagas. Participação de servidores na melhoria da construção de política pública de assistência estudantil: o caso da UNILAB. IN: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL AVALIAÇÃO E SEUS ESPAÇOS: DESAFIOS E REFLEXÕES, 7., Fortaleza, 9-11 nov. 2016. Anais... Fortaleza: UFC, 2017. p. 2299-2318.
Resumen en portugués brasileño: As transformações no contexto da educação superior, no Brasil, sugerem uma reflexão sobre o envolvimento de um dos atores do processo de democratização e expansão dessa educação: o servidor público. Dessa forma, o presente artigo tem como objetivo analisar a percepção dos servidores técnico-administrativos de uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES) na construção da política de assistência ao estudante. O estudo apresenta as políticas de assistência estudantil da Unilab e os desafios dos gestores na atual conjuntura socioeconômica do país. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de natureza qualitativa, com a aplicação de questionário aos servidores da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab). Os resultados mostraram que os servidores têm um olhar atento ao contexto de desafios e dificuldades enfrentados pelos estudantes e também pela gestão da universidade. Também reconhecem serem partes integrantes e fundamentais nesse processo de integração e internacionalização, entretanto, foi identificada limitação na participação dos servidores, que, segundoos respondentes, é consequência do pouco incentivo da gestão a ações voltadas à melhoria da política de assistência.
Abstract: In view of the transformations felt in the context of higher education in Brazil leads us to a reflection on the involvement of one of the actors in the process of democratization and expansion of this education, the public servant. Thus, this article aims to analyze the perception of the technical administrative servers of a Federal Institution of Higher Education (IFES) in the construction of the student assistance policy. It presents the Unilab student assistance policies and the challenges of managers in the current socioeconomic situation of the country. It is characterized as a descriptive research of a qualitative nature, with the application of a questionnaire to the servers of the University of International Integration of Afro-Brazilian Lusophony (Unilab). With the results obtained, it was verified that the servers have a close look at the context of challenges and difficulties faced by the students and also by the management of the university, which are also integral and fundamental parts in this process of integration and internationalization. It was identified a limitation in the participation of the servers, which according to the respondents, is a consequence of the lack of incentive of management in actions aimed at improving the assistance policy. Key-words:
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36213
ISBN : 978 85 8126 158 4
Aparece en las colecciones: PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

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