Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/36213
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSouza, Francisca Sidma Ferreira de-
dc.contributor.authorCavalcante, Sueli Maria de Araújo-
dc.contributor.authorCorrêa, Denise Maria Moreira Chagas-
dc.date.accessioned2018-10-03T18:18:40Z-
dc.date.available2018-10-03T18:18:40Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationSOUZA, Francisca Sidma Ferreira de; CAVALCANTE, Sueli Maria de Araújo; CORRÊA, Denise Maria Moreira Chagas. Participação de servidores na melhoria da construção de política pública de assistência estudantil: o caso da UNILAB. IN: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL AVALIAÇÃO E SEUS ESPAÇOS: DESAFIOS E REFLEXÕES, 7., Fortaleza, 9-11 nov. 2016. Anais... Fortaleza: UFC, 2017. p. 2299-2318.pt_BR
dc.identifier.isbn978 85 8126 158 4-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36213-
dc.description.abstractIn view of the transformations felt in the context of higher education in Brazil leads us to a reflection on the involvement of one of the actors in the process of democratization and expansion of this education, the public servant. Thus, this article aims to analyze the perception of the technical administrative servers of a Federal Institution of Higher Education (IFES) in the construction of the student assistance policy. It presents the Unilab student assistance policies and the challenges of managers in the current socioeconomic situation of the country. It is characterized as a descriptive research of a qualitative nature, with the application of a questionnaire to the servers of the University of International Integration of Afro-Brazilian Lusophony (Unilab). With the results obtained, it was verified that the servers have a close look at the context of challenges and difficulties faced by the students and also by the management of the university, which are also integral and fundamental parts in this process of integration and internationalization. It was identified a limitation in the participation of the servers, which according to the respondents, is a consequence of the lack of incentive of management in actions aimed at improving the assistance policy. Key-words:pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEdições UFCpt_BR
dc.subjectAvaliação de política públicapt_BR
dc.subjectPolítica de assistência estudantilpt_BR
dc.subjectServidor públicopt_BR
dc.subjectEvaluation of public policypt_BR
dc.subjectStudent assistance policypt_BR
dc.subjectPublic serverpt_BR
dc.titleParticipação de servidores na melhoria da construção de política pública de assistência estudantil: o caso da UNILABpt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrAs transformações no contexto da educação superior, no Brasil, sugerem uma reflexão sobre o envolvimento de um dos atores do processo de democratização e expansão dessa educação: o servidor público. Dessa forma, o presente artigo tem como objetivo analisar a percepção dos servidores técnico-administrativos de uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES) na construção da política de assistência ao estudante. O estudo apresenta as políticas de assistência estudantil da Unilab e os desafios dos gestores na atual conjuntura socioeconômica do país. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de natureza qualitativa, com a aplicação de questionário aos servidores da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab). Os resultados mostraram que os servidores têm um olhar atento ao contexto de desafios e dificuldades enfrentados pelos estudantes e também pela gestão da universidade. Também reconhecem serem partes integrantes e fundamentais nesse processo de integração e internacionalização, entretanto, foi identificada limitação na participação dos servidores, que, segundoos respondentes, é consequência do pouco incentivo da gestão a ações voltadas à melhoria da política de assistência.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_eve_fsfsouzasmacavalcantedmmccorrea.pdf334,65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.