Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/36192
Tipo: Artigo de Evento
Título: Avaliação e produção textual no ciclo de alfabetização: tensões nos contextos do PNAIC e PAIC
Autor(es): Brilhante, Luiza Hermínia de Almeida Assis
Gomes, Adriana Leite Limaverde
Palavras-chave: Avaliação;Produção textual;Alfabetização;Evaluation;Textual production;Literacy
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Edições UFC
Citação: Brilhante, L. H. A. A.; Gomes, A. L. L. (2016)
Resumo: Este artigo reflete sobre as relações entre avaliação e produção textual no ciclo de alfabetização, especificamente nos contextos do PNAIC e do PAIC. Para isso, realizamos uma pesquisa documental a partir de alguns documentos legais vigentes, como portarias, resoluções, diretrizes e propostas curriculares, além da produção acadêmica de dissertações e teses. Percebemos uma forte lacuna com a limitada exploração do eixo de produção textual enquanto constituinte da concepção de alfabetização que embasa as práticas e as formulações de políticas públicas avaliativas neste ciclo. Concluímos que os programas citados rompem com a amplitude que envolve o processo de alfabetização, pois consideram somente alguns aspectos de um ou dois dos eixos necessários à alfabetização para definir se um sujeito está ou não em um nível desejável de alfabetização, negligenciando aspectos relacionados à oralidade, à produção textual e à análise linguística e limitando a concepção de alfabetização em virtude do instrumento utilizado para avaliar.
Abstract: This article thinks about the relations between evaluation and textual production about the literacy cycle specifically in the contexts of the PNAIC and of the PAIC. For that, we carry out a documentary inquiry from some legal documents in force, like entrance halls, resolutions, directives and proposals curriculares, besides the academic production of dissertations and theories. We realize a strong gap with the limited exploration of the axle of textual production whileconstituent of the literacy conception that embasa the practices and the formulations of public policies avaliativas in this cycle. We end what, the quoted programs break with the amplitude that wraps the process of literacy, since they consider only some aspects of one or two of the necessary axles to the literacy to define if a subject is or not in a desirable literacy level, neglecting aspects made a list to the orality, the textual production and the linguistic analysis and limiting to literacy conception owing to the instrument used to value.
Descrição: BRILHANTE, Luiza Hermínia de Almeida Assis; GOMES, Adriana Leite Limaverde. Avaliação e produção textual no ciclo de alfabetização: tensões nos contextos do PNAIC E PAIC. IN: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL AVALIAÇÃO E SEUS ESPAÇOS: DESAFIOS E REFLEXÕES, 7., Fortaleza, 9-11 nov. 2016. Anais... Fortaleza: UFC, 2017. p. 185-202.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36192
ISBN: 978 85 8126 158 4
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_eve_lhaabrilhanteallgomes.pdf298,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.