Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/36188
Tipo: Artigo de Evento
Título : As práticas de avaliação de leitura das professoras do ciclo de alfabetização da rede pública de Fortaleza
Autor : Silva, Olívia Coelho da
Ribeiro, Ana Paula de Medeiros
Palabras clave : Avaliação;Leitura;Alfabetização;Assessment;Reading;Literacy
Fecha de publicación : 2016
Editorial : Edições UFC
Citación : Silva, O. C.; Ribeiro, A. P. M. (2016)
Resumen en portugués brasileño: Há um quantitativo significativo de crianças que chegam aos anos finais do Ensino Fundamental sem ter consolidado as habilidades de alfabetização, mais precisamente relacionadas à leitura e, por causa disso, demonstram maiores dificuldades para ler e compreender textos mais complexos. Nesse contexto, acredita-se na importância da mediação e do incentivo do professor na formação do leitor nos anos iniciais no Ensino Fundamental. Entretanto, não só o ensino é considerado como elemento fundamental dessa atividade, as formas de avaliar e de interpretar os resultados também se configuram como grandes aliadas nesse processo. Em face desta problemática, foi realizada uma pesquisa para investigar as práticas de avaliação de leitura das professoras que lecionam no ciclo de alfabetização (1º, 2º e 3º anos) em uma escola da rede municipal de Fortaleza. Esta pesquisa se caracteriza como uma pesquisa de campo de abordagem qualitativa. Desse modo, constatou-se que a observação é uma técnica muito utilizada pelas professoras para avaliar a leitura dos alunos que se encontram nas turmas de alfabetização. Tais observações seguem uma sistematização orientada pela Secretaria Municipal de Fortaleza. Foi identificado também que as professoras compreendem a necessidade da avaliação periódica com a intenção de perceber as dificuldades apresentadas pelos alunos e, assim, intervir para melhorar seu processo de aprendizagem na leitura.
Abstract: There is a significant number of children who arrive in the final years of elementary school without having consolidated literacy skills, precisely, related to reading and, therefore, have greater difficulties in reading and understanding more complex texts. In this context, we believe in the importance of teacher mediation and encouragement in the formation of the reader in the initial years of Elementary School. However, not only is teaching considered as a fundamental element of this activity, the ways of evaluating and interpreting the results are also as great allies in this process. Faced with this problem, a research was carried out to investigate the reading assessment practices of the teachers who teach in the literacy cycle (1st, 2nd and 3rd years) in a municipal school of Fortaleza. This research is characterized as a field research of qualitative approach. Thus, the research found that observation is a technique widely used by teachers to assess the reading of students in literacy classes. These observations follow systematization under the guidance of the Municipal Secretary of Fortaleza. It was also noticed that the teachers understand the need for periodic evaluation with the intention of perceiving the difficulties presented by the students and, thus, intervene to improve their reading learning process.
Descripción : SILVA, Olívia Coelho da; RIBEIRO, Ana Paula de Medeiros. As práticas de avaliação de leitura das professoras do ciclo de alfabetização da rede pública de Fortaleza . IN: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL AVALIAÇÃO E SEUS ESPAÇOS: DESAFIOS E REFLEXÕES, 7., Fortaleza, 9-11 nov. 2016. Anais... Fortaleza; UFC, 2017. p. 461-480.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36188
ISBN : 978 85 8126 158 4
Aparece en las colecciones: PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2016_eve_ocsilvaapmribeiro.pdf218,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.