Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/36188
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Olívia Coelho da-
dc.contributor.authorRibeiro, Ana Paula de Medeiros-
dc.date.accessioned2018-10-03T15:15:18Z-
dc.date.available2018-10-03T15:15:18Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationSilva, O. C.; Ribeiro, A. P. M. (2016)pt_BR
dc.identifier.isbn978 85 8126 158 4-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36188-
dc.descriptionSILVA, Olívia Coelho da; RIBEIRO, Ana Paula de Medeiros. As práticas de avaliação de leitura das professoras do ciclo de alfabetização da rede pública de Fortaleza . IN: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL AVALIAÇÃO E SEUS ESPAÇOS: DESAFIOS E REFLEXÕES, 7., Fortaleza, 9-11 nov. 2016. Anais... Fortaleza; UFC, 2017. p. 461-480.pt_BR
dc.description.abstractThere is a significant number of children who arrive in the final years of elementary school without having consolidated literacy skills, precisely, related to reading and, therefore, have greater difficulties in reading and understanding more complex texts. In this context, we believe in the importance of teacher mediation and encouragement in the formation of the reader in the initial years of Elementary School. However, not only is teaching considered as a fundamental element of this activity, the ways of evaluating and interpreting the results are also as great allies in this process. Faced with this problem, a research was carried out to investigate the reading assessment practices of the teachers who teach in the literacy cycle (1st, 2nd and 3rd years) in a municipal school of Fortaleza. This research is characterized as a field research of qualitative approach. Thus, the research found that observation is a technique widely used by teachers to assess the reading of students in literacy classes. These observations follow systematization under the guidance of the Municipal Secretary of Fortaleza. It was also noticed that the teachers understand the need for periodic evaluation with the intention of perceiving the difficulties presented by the students and, thus, intervene to improve their reading learning process.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEdições UFCpt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectAssessmentpt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.titleAs práticas de avaliação de leitura das professoras do ciclo de alfabetização da rede pública de Fortalezapt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrHá um quantitativo significativo de crianças que chegam aos anos finais do Ensino Fundamental sem ter consolidado as habilidades de alfabetização, mais precisamente relacionadas à leitura e, por causa disso, demonstram maiores dificuldades para ler e compreender textos mais complexos. Nesse contexto, acredita-se na importância da mediação e do incentivo do professor na formação do leitor nos anos iniciais no Ensino Fundamental. Entretanto, não só o ensino é considerado como elemento fundamental dessa atividade, as formas de avaliar e de interpretar os resultados também se configuram como grandes aliadas nesse processo. Em face desta problemática, foi realizada uma pesquisa para investigar as práticas de avaliação de leitura das professoras que lecionam no ciclo de alfabetização (1º, 2º e 3º anos) em uma escola da rede municipal de Fortaleza. Esta pesquisa se caracteriza como uma pesquisa de campo de abordagem qualitativa. Desse modo, constatou-se que a observação é uma técnica muito utilizada pelas professoras para avaliar a leitura dos alunos que se encontram nas turmas de alfabetização. Tais observações seguem uma sistematização orientada pela Secretaria Municipal de Fortaleza. Foi identificado também que as professoras compreendem a necessidade da avaliação periódica com a intenção de perceber as dificuldades apresentadas pelos alunos e, assim, intervir para melhorar seu processo de aprendizagem na leitura.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_eve_ocsilvaapmribeiro.pdf218,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.