Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/36168
Tipo: Artigo de Evento
Título : Princípios, vertentes e indicadores para o ensino médio integrado: uma proposta de avaliação curricular
Autor : Benfatti, Xênia Diógenes
Vitorino, Grace Troccoli
Carvalho, Alanna Oliveira Pereira
Palabras clave : Ensino Médio;Avaliação Curricular;Currículo integrado;High school;Curricular evaluation;Curriculum integrated
Fecha de publicación : 2016
Editorial : Edições UFC
Citación : Benfatti, X. D.; Vitorino, G. T.; Carvalho, A. O. P. (2016)
Resumen en portugués brasileño: Este artigo foi produzido mediante a pesquisa desenvolvida para a tese de doutorado O Currículo do Ensino Médio Integrado: da intenção à realização, realizada de 2007 a 2011, que, entre outros objetivos, se propõe a apresentar uma sistemática de avaliação para os currículos de EMI. A metodologia usada para seu desenvolvimento foi a de natureza qualitativa e o método adotado foi o estudo de caso, composto por três escolas públicas de ensino médio. Os resultados da pesquisa empírica e bibliográfica possibilitaram a estruturação desse artigo, que contém as vertentes técnico-pedagógicas e políticosociais para a avaliação curricular nesse modelo de oferta. A avaliação curricular deve ser compreendida como contínua e colegiada, pois um currículo que dispensa a avaliação guarda e fecunda problemas que não “querem” ser resolvidos e deixa seus sujeitos e seus contextos reféns dessa alienação.
Abstract: This article was produced through the research for the doctoral thesis The High School Integrated Curriculum: from intention to implementation, held from 2007 to 2011, which, among other goals, to introduce a system of evaluation for high school Integrated curricula-EMI. The methodology used for your development was qualitative nature and the method adopted was the case study, consisting of three high school public schools. The results of empirical research and the structuring of this article enabled bibliographic, which contains the technical and pedagogical aspects and socio-political to the curricular evaluation in this model of offer. The curricular evaluation should be understood as continuous and collegiate, because a curriculum that discharge evaluation, they guard and fruitful issues that do not “want” to be solved and let his subjects and their contexts hostages of this alienation.
Descripción : BENFATTI, Xênia Diógenes; VITORINO, Grace Troccoli; CARVALHO, Alanna Oliveira Pereira. Princípios, vertentes e indicadores para o ensino médio integrado: uma proposta deavaliação curricular. IN: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL AVALIAÇÃO E SEUS ESPAÇOS: DESAFIOS E REFLEXÕES, 7., Fortaleza, 9-11 nov. 2016. Anais... Fortaleza: UFC, 2017. p. 2081-2102.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36168
ISBN : 978 85 8126 158 4
Aparece en las colecciones: PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2016_eve_xdbenfattigtvitorinoaopcarvalho.pdf247,07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.