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dc.contributor.authorBenfatti, Xênia Diógenes-
dc.contributor.authorVitorino, Grace Troccoli-
dc.contributor.authorCarvalho, Alanna Oliveira Pereira-
dc.date.accessioned2018-10-03T13:12:09Z-
dc.date.available2018-10-03T13:12:09Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationBenfatti, X. D.; Vitorino, G. T.; Carvalho, A. O. P. (2016)pt_BR
dc.identifier.isbn978 85 8126 158 4-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36168-
dc.descriptionBENFATTI, Xênia Diógenes; VITORINO, Grace Troccoli; CARVALHO, Alanna Oliveira Pereira. Princípios, vertentes e indicadores para o ensino médio integrado: uma proposta deavaliação curricular. IN: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL AVALIAÇÃO E SEUS ESPAÇOS: DESAFIOS E REFLEXÕES, 7., Fortaleza, 9-11 nov. 2016. Anais... Fortaleza: UFC, 2017. p. 2081-2102.pt_BR
dc.description.abstractThis article was produced through the research for the doctoral thesis The High School Integrated Curriculum: from intention to implementation, held from 2007 to 2011, which, among other goals, to introduce a system of evaluation for high school Integrated curricula-EMI. The methodology used for your development was qualitative nature and the method adopted was the case study, consisting of three high school public schools. The results of empirical research and the structuring of this article enabled bibliographic, which contains the technical and pedagogical aspects and socio-political to the curricular evaluation in this model of offer. The curricular evaluation should be understood as continuous and collegiate, because a curriculum that discharge evaluation, they guard and fruitful issues that do not “want” to be solved and let his subjects and their contexts hostages of this alienation.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEdições UFCpt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subjectAvaliação Curricularpt_BR
dc.subjectCurrículo integradopt_BR
dc.subjectHigh schoolpt_BR
dc.subjectCurricular evaluationpt_BR
dc.subjectCurriculum integratedpt_BR
dc.titlePrincípios, vertentes e indicadores para o ensino médio integrado: uma proposta de avaliação curricularpt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste artigo foi produzido mediante a pesquisa desenvolvida para a tese de doutorado O Currículo do Ensino Médio Integrado: da intenção à realização, realizada de 2007 a 2011, que, entre outros objetivos, se propõe a apresentar uma sistemática de avaliação para os currículos de EMI. A metodologia usada para seu desenvolvimento foi a de natureza qualitativa e o método adotado foi o estudo de caso, composto por três escolas públicas de ensino médio. Os resultados da pesquisa empírica e bibliográfica possibilitaram a estruturação desse artigo, que contém as vertentes técnico-pedagógicas e políticosociais para a avaliação curricular nesse modelo de oferta. A avaliação curricular deve ser compreendida como contínua e colegiada, pois um currículo que dispensa a avaliação guarda e fecunda problemas que não “querem” ser resolvidos e deixa seus sujeitos e seus contextos reféns dessa alienação.pt_BR
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