Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/36152
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | Por uma avaliação inclusiva da aprendizagem: retrospecto histórico e dinâmica normativa associada |
Autor(es): | Talmag, Ane Frank Araújo Monteiro, Frederico Fernandes Lima, Thaís Helena Cavalcante Cavalcante, Sueli Maria de Araújo |
Palavras-chave: | Avaliação da aprendizagem;Inclusão educacional;Legislação;Assessment of learning;Inclusive education;Legislation |
Data do documento: | 2016 |
Instituição/Editor/Publicador: | Edições UFC |
Citação: | Talmag, A. F. A.; Monteiro, F. F.; Lima, T. H. C.; Cavalcante, S. M. A. (2016) |
Resumo: | O presente artigo resulta de uma revisão da literatura especializada acerca da Educação Especial na perspectiva da inclusão da pessoa com deficiência e da avaliação da aprendizagem, associadas à dinâmica normativa relativa ao tema. O objetivo principal é compreender, a partir das transformações históricas ocorridas nos sistemas de ensino, a avaliação da aprendizagem para esse alunado, especialmente no Ensino Superior. Em que pesem a existência de legislações instituídas, nos âmbitos nacional e internacional, que asseguram os direitos da pessoa com deficiência no sistema regular de ensino, observase de fato pouca mudança e muita resistência daqueles que direta e indiretamente estão envolvidos com a formação discente. |
Abstract: | The current paper presents a specialized literature review concerning Special Education from the perspective of inclusion as well as assessment of learning and the normative dynamics related to the theme. The main purpose of this paper is to understand the assessment for disabled students based on the historical transformations that occurred in educational systems, especially Higher Education. Despite the existence of established national and international laws, that guarantee the rights of people with disabilities in the regular systemof education, there is, in fact, little change and resistance from those who are directly and indirectly involved in students’ formation. |
Descrição: | TALMAG, Ane Frank Araújo; MONTEIRO, Frederico Fernandes; LIMA, Thaís Helena Cavalcante; CAVALCANTE, Sueli Maria de Araújo. Por uma avaliação inclusiva da aprendizagem: retrospecto histórico e dinâmica normativa associada. IN: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL AVALIAÇÃO E SEUS ESPAÇOS: DESAFIOS E REFLEXÕES, 7., Fortaleza, 9-11 nov. 2016. Anais... Fortaleza: UFC, 2017. p. 1487-1506. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36152 |
ISBN: | 978 85 8126 158 4 |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_eve_afatalmagffmonteirothclimasmacavalcante.pdf | 242,04 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.