Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/36152
Tipo: Artigo de Evento
Título : Por uma avaliação inclusiva da aprendizagem: retrospecto histórico e dinâmica normativa associada
Autor : Talmag, Ane Frank Araújo
Monteiro, Frederico Fernandes
Lima, Thaís Helena Cavalcante
Cavalcante, Sueli Maria de Araújo
Palabras clave : Avaliação da aprendizagem;Inclusão educacional;Legislação;Assessment of learning;Inclusive education;Legislation
Fecha de publicación : 2016
Editorial : Edições UFC
Citación : Talmag, A. F. A.; Monteiro, F. F.; Lima, T. H. C.; Cavalcante, S. M. A. (2016)
Resumen en portugués brasileño: O presente artigo resulta de uma revisão da literatura especializada acerca da Educação Especial na perspectiva da inclusão da pessoa com deficiência e da avaliação da aprendizagem, associadas à dinâmica normativa relativa ao tema. O objetivo principal é compreender, a partir das transformações históricas ocorridas nos sistemas de ensino, a avaliação da aprendizagem para esse alunado, especialmente no Ensino Superior. Em que pesem a existência de legislações instituídas, nos âmbitos nacional e internacional, que asseguram os direitos da pessoa com deficiência no sistema regular de ensino, observase de fato pouca mudança e muita resistência daqueles que direta e indiretamente estão envolvidos com a formação discente.
Abstract: The current paper presents a specialized literature review concerning Special Education from the perspective of inclusion as well as assessment of learning and the normative dynamics related to the theme. The main purpose of this paper is to understand the assessment for disabled students based on the historical transformations that occurred in educational systems, especially Higher Education. Despite the existence of established national and international laws, that guarantee the rights of people with disabilities in the regular systemof education, there is, in fact, little change and resistance from those who are directly and indirectly involved in students’ formation.
Descripción : TALMAG, Ane Frank Araújo; MONTEIRO, Frederico Fernandes; LIMA, Thaís Helena Cavalcante; CAVALCANTE, Sueli Maria de Araújo. Por uma avaliação inclusiva da aprendizagem: retrospecto histórico e dinâmica normativa associada. IN: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL AVALIAÇÃO E SEUS ESPAÇOS: DESAFIOS E REFLEXÕES, 7., Fortaleza, 9-11 nov. 2016. Anais... Fortaleza: UFC, 2017. p. 1487-1506.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36152
ISBN : 978 85 8126 158 4
Aparece en las colecciones: PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2016_eve_afatalmagffmonteirothclimasmacavalcante.pdf242,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.