Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/36100
Tipo: Capítulo de Livro
Título: Cultura digital & formação de professores: reflexões acerca do ensinar e aprender
Autor(es): Magalhães Junior, Antonio Germano
Silva Neta, Maria de Lourdes da
Palavras-chave: Cultura digital;Formação de Professores;Ensino;Ensinar e aprender
Data do documento: 2013
Instituição/Editor/Publicador: Edições UFC
Citação: MAGALHÃES JUNIOR, Antonio Germano; SILVA NETA, Maria de Lourdes da. Cultura digital & formação de professores: reflexões acerca do ensinar e aprender. In:VASCONCELOS, José Gerardo; FIALHO, Lia Machado Fiuza; SANTANA, José Rogério; FLORÊNCIO, Lourdes Rafaella Santos; RODRIGUES, Rui Martinho; VÍCTOR, Dijane Maria Rocha; OLIVEIRA, Stanley Braz de (orgs). História e Memória da Educação do Ceará. Fortaleza: Edições UFC, 2013. p. 199- 209.
Resumo: Refletir sobre a formação de professores e cultura digital em uma sociedade em constante transformação, marcada pelas mudanças tecnológicas rápidas e relações sociais impregnadas pelo valor do efêmero (BAUMAN, 2007) e do hedonismo (MAGALHÃES JUNIOR, 2011) constitui o cenário da escrita que se segue. Objetiva refletir sobre a relação entre a cultura digital e a formação de professores, contextualizando e considerando o processo de ensino e aprendizagem. Devo inicialmente caracterizar o professor como um profissional que possui formação específica para o exercício do magistério, vive financeiramente da labuta associada e necessária à docência e exerce a função de professor (LE GOFF, 2003). Inicio caracterizando para poder auxiliar os leitores na compreensão do que escrevo, procurando ser preciso em relação ao que estou refletindo. Inicialmente, farei definições dos termos que articularei para, posteriormente, enredar o amálgama conceitual com algumas práticas do cotidiano da formação dos professores. Sei dos riscos que os limites de um curto espaço, como uma conferência transformada em parte de um livro, possa ocasionar na necessidade do rigor acadêmico, mas o contexto mencionado permite reflexões e espero que também a estimulação a realização de outras leituras possam ajudar a você, leitor, na reflexão sobre a sociedade em que vivemos. Acredito que o amálgama conceitual que utilizei fará sentido quando descrevo situações vivenciadas em minha experiência de formando e formador. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36100
ISBN: 978 85 7282 591 7
Aparece nas coleções:PPGEB - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_capliv_agmagalhaesjuniormlsilvaneta.pdf4,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.