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dc.contributor.authorMagalhães Junior, Antonio Germano-
dc.contributor.authorSilva Neta, Maria de Lourdes da-
dc.date.accessioned2018-10-01T19:24:09Z-
dc.date.available2018-10-01T19:24:09Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationMAGALHÃES JUNIOR, Antonio Germano; SILVA NETA, Maria de Lourdes da. Cultura digital & formação de professores: reflexões acerca do ensinar e aprender. In:VASCONCELOS, José Gerardo; FIALHO, Lia Machado Fiuza; SANTANA, José Rogério; FLORÊNCIO, Lourdes Rafaella Santos; RODRIGUES, Rui Martinho; VÍCTOR, Dijane Maria Rocha; OLIVEIRA, Stanley Braz de (orgs). História e Memória da Educação do Ceará. Fortaleza: Edições UFC, 2013. p. 199- 209.pt_BR
dc.identifier.isbn978 85 7282 591 7-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36100-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEdições UFCpt_BR
dc.subjectCultura digitalpt_BR
dc.subjectFormação de Professorespt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectEnsinar e aprenderpt_BR
dc.titleCultura digital & formação de professores: reflexões acerca do ensinar e aprenderpt_BR
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.description.abstract-ptbrRefletir sobre a formação de professores e cultura digital em uma sociedade em constante transformação, marcada pelas mudanças tecnológicas rápidas e relações sociais impregnadas pelo valor do efêmero (BAUMAN, 2007) e do hedonismo (MAGALHÃES JUNIOR, 2011) constitui o cenário da escrita que se segue. Objetiva refletir sobre a relação entre a cultura digital e a formação de professores, contextualizando e considerando o processo de ensino e aprendizagem. Devo inicialmente caracterizar o professor como um profissional que possui formação específica para o exercício do magistério, vive financeiramente da labuta associada e necessária à docência e exerce a função de professor (LE GOFF, 2003). Inicio caracterizando para poder auxiliar os leitores na compreensão do que escrevo, procurando ser preciso em relação ao que estou refletindo. Inicialmente, farei definições dos termos que articularei para, posteriormente, enredar o amálgama conceitual com algumas práticas do cotidiano da formação dos professores. Sei dos riscos que os limites de um curto espaço, como uma conferência transformada em parte de um livro, possa ocasionar na necessidade do rigor acadêmico, mas o contexto mencionado permite reflexões e espero que também a estimulação a realização de outras leituras possam ajudar a você, leitor, na reflexão sobre a sociedade em que vivemos. Acredito que o amálgama conceitual que utilizei fará sentido quando descrevo situações vivenciadas em minha experiência de formando e formador. [...]pt_BR
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