Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/36097
Tipo: Artigo de Evento
Título: Avaliação em larga escala na alfabetização: reflexões sobre o acompanhamento das aprendizagens no Ceará
Autor(es): Silva, Lucas Melgaço da
Ciasca, Maria Isabel Filgueiras Lima
Palavras-chave: Avaliação em larga escala;Ensino-aprendizagem;Alfabetização;Large scale evaluation;Teaching-learning;Literacy
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Edições UFC
Citação: Silva, L. M.; Ciasca, M. I. F. L. (2016)
Resumo: O presente estudo é um recorte da dissertação de mestrado desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará. Versa sobre avaliação em larga escala na alfabetização e apresenta as características e as estruturas de quatro sistemáticas avaliativas de acompanhamento dos processos ensino-aprendizagem de cunho nacional e estadual, a saber: Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA), Provinha Brasil, o Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Estado do Ceará (SPAECE-Alfa), Provinha do PAIC (Programa de Alfabetização na Idade Certa), aplicadas no Estado do Ceará. Levando em consideração que todas se tratam de avaliações que mensuram a alfabetização, a pesquisa parte do pressuposto da (in)existência de diálogos que complementem a efetivação de suas propostas. Para tanto, elencamos como objetivos do trabalho descrever, de forma sucinta, as características gerais de cada sistemática, de modo a fazer estudo comparativo das mesmas. A metodologia da pesquisa é de natureza qualitativa, com cunho descritivo. Como principais resultados, no que tange ao objeto do estudo, identificamos falhas estruturais quanto ao retorno dos resultados à sociedade e a observação de quadros semelhantes ocorridos entre as instâncias administrativas de cada avaliação, porém, sem diálogo aparente entre si.
Abstract: The present study is a cut of the dissertation developed in the Graduate Program in Brazilian Education of the Federal University of Ceará. Versa on large-scale evaluation in literacy and presents the characteristics and structures of four systematic evaluation of follow-up of the teaching and learning processes of national and state, namely: National Literacy Assessment (ANA), Provinha Brazil, Evaluation of the Basic Education of the State of Ceará (SPAECE-Alfa), Provinha of the PAIC (Literacy Program in the Right Age) applied in the State of Ceará. Taking into account that all are assessments that measure literacy, the research starts from the assumption of (in) existence of dialogues that complement the effectiveness of its proposals. In order to do so, we set out as objectives of the work to describe, briefly, the general characteristics of each system in order to make a comparative study of them. The methodology of the research is qualitative in nature, with a descriptive character. As main results, regarding the object of the study, we identified structural failures regarding the return of results to society and the observation of similar pictures that occurred between the administrative instances of each evaluation, but without any apparent dialogue between them.
Descrição: SILVA, Lucas Melgaço da; CIASCA, Maria Isabel Filgueiras Lima. Avaliação em larga escala na alfabetização: reflexões sobre o acompanhamento das aprendizagens no Ceará. IN: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL AVALIAÇÃO E SEUS ESPAÇOS: DESAFIOS E REFLEXÕES, 7., Fortaleza, 9-11 nov. 2016. Anais... Fortaleza: UFC, 2017. p. 77-96.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36097
ISBN: 978 85 8126 158 4
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_eve_lmsilvamilsciasca.pdf220,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.