Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/36063
Tipo: | TCC |
Título: | O impacto de uma prática orientada de futsal na formação integral de crianças e adolescentes |
Autor(es): | Vieira, Ígor Rôla |
Orientador: | Balzano, Otávio Nogueira |
Palavras-chave: | Educação Física;Futsal;Formação Integral |
Data do documento: | 2016 |
Citação: | VIEIRA, Ígor Rôla. O impacto de uma prática orientada de futsal na formação integral de crianças e adolescentes. 2016. 101 f. Monografia (Graduação em Educação física) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016. |
Resumo: | O presente estudo consiste na verificação do impacto de uma prática orientada de futsal na formação integral de crianças e adolescentes. Para desenvolver e aplicar esta proposta de intervenção, e na intenção de verificar as contribuições que o ensino orientado do futsal pode, ou não contribuir, nossa opção foi realizar um estudo do tipo qualitativo, nos moldes da intervenção colaborativa. O projeto foi aplicado na Escola de Ensino Fundamental e Médio João Mattos que fica no município de Fortaleza, e as aulas ministradas no período compreendido no semestre de 2016.2. A realização dessa pesquisa foi dividida em observação da realidade, intervenção nas aulas, aplicação do questionário avaliativo e análise das respostas do questionário avaliativo. Após a observação inicial e do primeiro contato, elaborei um planejamento de dez aulas, com atividades lúdicas retiradas do livro de Iniciação ao Futsal do professor Rogério da Cunha Voser e exercícios utilizando a metodologia jogos condicionados envolvendo a temática do futsal baseados na obra do professor Otávio Nogueira Balzano. Trabalhando o esporte os alunos foram levados a ter contato, não somente com os gestos esportivos, e sim com situações onde teriam que lidar com conflitos agindo com atitudes e comportamentos positivos condizentes com o bom andamento da sociedade na qual estão inseridos como: trabalho em equipe, inclusão, respeito às regras, competição sem rivalidade, respeito aos limites do colega e criatividade. Com o desenrolar da interação foram perceptíveis mudanças nas atitudes de alguns alunos e isto foi refletido nas respostas do questionário. Os alunos alcançaram uma boa compreensão dos temas trabalhados durante as aulas. O contato com os alunos neste trabalho, apesar do pouco tempo, mostrou o quão complexo é o papel do professor de educação física, e a dificuldade de aplicar aulas com objetivos de formação para cidadania, pois nos deparamos com alunos desinteressados, professores desmotivados, espaço e material escasso e aulas com pouca ou nenhuma proposta pedagógica. Mas acredito que somente o professor pode mudar essa realidade, pois segundo Kant: “o homem não nada além daquilo que a educação faz dele” |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36063 |
Aparece nas coleções: | EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_tcc_irvieira.pdf | 531,65 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.