Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/36063
Type: TCC
Title: O impacto de uma prática orientada de futsal na formação integral de crianças e adolescentes
Authors: Vieira, Ígor Rôla
Advisor: Balzano, Otávio Nogueira
Keywords: Educação Física;Futsal;Formação Integral
Issue Date: 2016
Citation: VIEIRA, Ígor Rôla. O impacto de uma prática orientada de futsal na formação integral de crianças e adolescentes. 2016. 101 f. Monografia (Graduação em Educação física) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.
Abstract in Brazilian Portuguese: O presente estudo consiste na verificação do impacto de uma prática orientada de futsal na formação integral de crianças e adolescentes. Para desenvolver e aplicar esta proposta de intervenção, e na intenção de verificar as contribuições que o ensino orientado do futsal pode, ou não contribuir, nossa opção foi realizar um estudo do tipo qualitativo, nos moldes da intervenção colaborativa. O projeto foi aplicado na Escola de Ensino Fundamental e Médio João Mattos que fica no município de Fortaleza, e as aulas ministradas no período compreendido no semestre de 2016.2. A realização dessa pesquisa foi dividida em observação da realidade, intervenção nas aulas, aplicação do questionário avaliativo e análise das respostas do questionário avaliativo. Após a observação inicial e do primeiro contato, elaborei um planejamento de dez aulas, com atividades lúdicas retiradas do livro de Iniciação ao Futsal do professor Rogério da Cunha Voser e exercícios utilizando a metodologia jogos condicionados envolvendo a temática do futsal baseados na obra do professor Otávio Nogueira Balzano. Trabalhando o esporte os alunos foram levados a ter contato, não somente com os gestos esportivos, e sim com situações onde teriam que lidar com conflitos agindo com atitudes e comportamentos positivos condizentes com o bom andamento da sociedade na qual estão inseridos como: trabalho em equipe, inclusão, respeito às regras, competição sem rivalidade, respeito aos limites do colega e criatividade. Com o desenrolar da interação foram perceptíveis mudanças nas atitudes de alguns alunos e isto foi refletido nas respostas do questionário. Os alunos alcançaram uma boa compreensão dos temas trabalhados durante as aulas. O contato com os alunos neste trabalho, apesar do pouco tempo, mostrou o quão complexo é o papel do professor de educação física, e a dificuldade de aplicar aulas com objetivos de formação para cidadania, pois nos deparamos com alunos desinteressados, professores desmotivados, espaço e material escasso e aulas com pouca ou nenhuma proposta pedagógica. Mas acredito que somente o professor pode mudar essa realidade, pois segundo Kant: “o homem não nada além daquilo que a educação faz dele”
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36063
Appears in Collections:EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_tcc_irvieira.pdf531,65 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.