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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBalzano, Otávio Nogueira-
dc.contributor.authorVieira, Ígor Rôla-
dc.date.accessioned2018-09-28T17:37:45Z-
dc.date.available2018-09-28T17:37:45Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationVIEIRA, Ígor Rôla. O impacto de uma prática orientada de futsal na formação integral de crianças e adolescentes. 2016. 101 f. Monografia (Graduação em Educação física) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36063-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.subjectFutsalpt_BR
dc.subjectFormação Integralpt_BR
dc.titleO impacto de uma prática orientada de futsal na formação integral de crianças e adolescentespt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente estudo consiste na verificação do impacto de uma prática orientada de futsal na formação integral de crianças e adolescentes. Para desenvolver e aplicar esta proposta de intervenção, e na intenção de verificar as contribuições que o ensino orientado do futsal pode, ou não contribuir, nossa opção foi realizar um estudo do tipo qualitativo, nos moldes da intervenção colaborativa. O projeto foi aplicado na Escola de Ensino Fundamental e Médio João Mattos que fica no município de Fortaleza, e as aulas ministradas no período compreendido no semestre de 2016.2. A realização dessa pesquisa foi dividida em observação da realidade, intervenção nas aulas, aplicação do questionário avaliativo e análise das respostas do questionário avaliativo. Após a observação inicial e do primeiro contato, elaborei um planejamento de dez aulas, com atividades lúdicas retiradas do livro de Iniciação ao Futsal do professor Rogério da Cunha Voser e exercícios utilizando a metodologia jogos condicionados envolvendo a temática do futsal baseados na obra do professor Otávio Nogueira Balzano. Trabalhando o esporte os alunos foram levados a ter contato, não somente com os gestos esportivos, e sim com situações onde teriam que lidar com conflitos agindo com atitudes e comportamentos positivos condizentes com o bom andamento da sociedade na qual estão inseridos como: trabalho em equipe, inclusão, respeito às regras, competição sem rivalidade, respeito aos limites do colega e criatividade. Com o desenrolar da interação foram perceptíveis mudanças nas atitudes de alguns alunos e isto foi refletido nas respostas do questionário. Os alunos alcançaram uma boa compreensão dos temas trabalhados durante as aulas. O contato com os alunos neste trabalho, apesar do pouco tempo, mostrou o quão complexo é o papel do professor de educação física, e a dificuldade de aplicar aulas com objetivos de formação para cidadania, pois nos deparamos com alunos desinteressados, professores desmotivados, espaço e material escasso e aulas com pouca ou nenhuma proposta pedagógica. Mas acredito que somente o professor pode mudar essa realidade, pois segundo Kant: “o homem não nada além daquilo que a educação faz dele”pt_BR
Aparece nas coleções:EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias

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